sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estudantes da rede estadual superam média do Enem


Alunos da 3º série do ensino médio das escolas da rede pública estadual localizadas nas regionais de São Luís, Imperatriz, Presidente Dutra e Balsas obtiveram notas acima da média no Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O teste foi desenvolvido nos moldes do exame nacional desde a forma de se inscrever (on line) até a elaboração das questões e a forma de correção do simulado.

O resultado geral e o desempenho dos estudantes no simulado podem ser consultados no site da educação: www.educacao.ma.gov.br. Na capital, aproximadamente 1.380 alunos tiveram média geral superior a 500 pontos, o que representa cerca de 60% dos estudantes que se inscreveram no teste. Em Imperatriz, foram mais de 54% de alunos acima da média; em Balsas e Presidente Dutra, o percentual foi de 52,23% e 50,45% respectivamente.

Para o secretário de Educação, Anselmo Raposo, os números refletem o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão, garantindo, assim, um ensino de qualidade e o acesso dos estudantes para disputar vagas nas melhores universidades públicas do Brasil.

O secretário disse ainda que o resultado do simulado representa um salto qualitativo na educação pública do estado e, sobretudo, avanços para o sistema de avaliação, rumo a uma proposta inovadora, de natureza formativa, cujo processo é eminentemente pedagógico e centrado em objetivos de largo alcance, contínuo, participativo e de grande exigência cognitiva.

As notas do simulado são atribuídas apenas às disciplinas específicas. Por determinação da Seduc, a redação está sendo corrigida pelos professores em sala de aula, a fim de orientar melhor os estudantes sobre os erros cometidos e aprimorar ainda mais os pontos positivos da redação.

Para o aluno, o Simulado representa, em primeiro lugar, a garantia de um direito assegurado: o de ser avaliado. Em segundo, é a conquista da oportunidade de poder se auto-avaliar e, assim, investir tempo e esforço, na perspectiva de rever conteúdos necessários ao desenvolvimento de competências que ainda precisam ser consolidadas para ampliar sua aprendizagem e obter bom desempenho no Enem.

Esta é a primeira vez que o simulado é realizado nas 19 Unidades Regionais de Educação do Estado.

Nenhum comentário: