Com a realização de mais de 500 atividades, em São Luís e interior do estado, o Maranhão começará a discutir esta semana os caminhos para o desenvolvimento sustentável, à luz da ciência e tecnologia. Essa é a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010), que será aberta amanhã, em solenidade marcada para as 19h, no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, Centro.
O lançamento da Semana no Maranhão será comandado pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Lauro Assunção, representando a governadora Roseana Sarney. Foram convidados representantes de instituições governamentais e de ensino superior, iniciativa privada e da sociedade civil organizada, entre elas a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); a Universidade Estadual do Maranhão (Uema); o Instituto Federal do Maranhão (IFMA); o Uniceuma; a Faculdade Santa Terezinha (Cest); e o Instituto Daniel de La Touche.
Como parceiros da SNCT, também estão sendo aguardados representantes da Vale, do Sebrae, e do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, como a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema), o Estaleiro Escola e o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma). Durante a solenidade, serão homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços à área de ciência e tecnologia no estado.
Visitação da mostra - Os maranhenses poderão conferir de perto a produção científica do estado a partir de terça-feira (19), sempre das 9h às 18h. Serão quatro dias de intensa mobilização em prol da ciência. A idéia é chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas ao desenvolvimento do país, tendo a ciência, a tecnologia, e a inovação, como fios condutores, em convivência harmônica com a necessidade de crescimento sem degradação do meio ambiente.
No Maranhão, a coordenação da SNCT 2010, que tem como tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável", é da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), que, juntamente com parceiros, montou uma programação diversificada, onde está contemplada a realização de palestras, mesas-redondas, cursos, atividades lúdicas, exibição de filmes e documentários, entre outros. Integrada à programação da Semana, acontecerá no mesmo período a I Mostra Científica do Maranhão, organizada pela Fapema.
Para receber o grande público, estimado em mais de 20 mil pessoas, a Praça Maria Aragão foi transformada na cidade da ciência e tecnologia. A superestrutura preparada pela organização da Feira de Ciência e Tecnologia conta com 40 estandes, seis auditórios climatizados, quatro tendas grandes, de 12 metros quadrados, cada, além de uma praça de alimentação.
Uma das atrações científico-culturais aguardadas com grande expectativa é o AsterKyanos, um planetário inflável com 5m de diâmetro e 3,1m de altura central. Trazida pela Fapema, a estrutura inflável do planetário, possibilitará aos visitantes viajar pelo ciclo de atividade solar, pela passagem da Terra por órbitas cometárias ou mesmo acompanhar o bombardeamento de nosso planeta por meteoróides.
Em São Luís, além da Praça Maria Aragão, haverá outros pontos de mobilização, como é o caso do circuito universitário, espaços dentro das instituições de ensino superior envolvidas com a Semana, onde serão expostos trabalhos de alunos. No interior, os Centros de Capacitação Tecnológica também desenvolverão atividades até a sexta-feira (22), funcionando como polos com a participação de municípios do entorno. Foram confirmadas atividades no Cetecma de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, além de São Luís.
Através do site da SNCT 2010 - www.semana.ma.gov.br -, os interessados poderão ter acesso a toda a programação da Semana Nacional de C&T, acompanhar notícias sobre o evento dentro e fora do Maranhão e anda se inscrever nas atividades da Feira, o que poderá ser feito também na Praça Aragão, de forma gratuita.

Nenhum comentário:
Postar um comentário