segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Prefeitura de São Luís inicia obra de recuperação da Rua Grande e vias do Centro


A Prefeitura de São Luís está iniciando obras de revitalização de passeio e drenagem superficial de 17 ruas, duas avenidas e das praças Deodoro e João Lisboa, no Centro da capital maranhense. Os serviços, que serão realizados pela Secretaria Municipal de Obras (Semosp), já começaram pela Rua Grande (Oswaldo Cruz) com intervenções no passeio da via.

A obra de revitalização, orçada em R$ 1,4 milhões, consiste na recuperação e colocação de bocas de lobo, meio-fio de concreto, sarjeta, passeio em concreto (calçadas, rampas), pedra portuguesa, pedra intertravada (paralelepípedos) e poço de vista (instalação, normalmente urbana, por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos - tais como esgoto). A empresa que executa a obra é a Lemos e Carvalho Ltda.

Os serviços iniciaram pela Rua Grande (Oswaldo Cruz) e chegarão também às ruas Rio Branco, do Passeio, do Sol, da Paz, de Santana, dos Afogados, do Egito, São João, Antônio Rayol, do Norte, São Pantaleão, Jansen Miler, do Outeiro, do Ribeirão, de Nazaré, das Cajazeiras; às avenidas Magalhães de Almeida e Silva Maia e às praças Deodoro e João Lisboa.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, disse que problemas de drenagem, pedras soltas, calçada danificadas, água empossada, entre outras deficiências serão solucionados com os serviços que incluem restauração, retificação e modernização desses locais.

“O impacto será imediato. Serão restaurados todos os pontos danificados. As obras garantirão mais segurança, conforto e total acessibilidade à população”, pontuou Marcos Aurélio, ao assinalar que o objetivo é “evitar transtornos e proporcionar melhores condições de tráfego aos ludovicenses”.

Qualidade de vida - Segundo Marcos Aurélio, as obras beneficiarão, consideravelmente, a qualidade de vida da população, que transita diariamente por esses trechos e que poderá encontrá-los, após as intervenções, mais acessíveis, amplos, limpos e agradáveis. “É um trabalho que foi determinado pelo prefeito João Castelo, visando corrigir problemas pontuais que aumentaram ao longo dos anos, comprometendo as vias”, frisou Marcos Aurélio Freitas.

O titular da Semosp disse que, aproximadamente, 40 homens trabalham em toda a extensão da Rua Grande e a previsão para a finalização dessa etapa é de 15 dias. “No caso da Rua Grande, além de outras coisas, a medida atende a uma antiga reivindicação dos comerciantes e lojistas da área”, destacou Marcos Aurélio.

O secretário informou que, além destas ações, a Prefeitura realiza também um trabalho paralelo, na Avenida dos Holandeses, de recuperação de meio-fio, sarjeta e boca de lobo, trabalho que, de acordo com ele, deverá se estender para outras avenidas de São Luís.
Impur revitaliza paisagismo de canteiros e retornos

O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) também está intensificando ações de manutenção e de conservação de áreas verdes de avenidas, praças e retornos de grande fluxo de veículos de São Luís. O órgão intensifica ações diárias de limpeza e regramento com auxílio de carros pipa.

Os novos jardins, produzidos pela Prefeitura de São Luís, podem ser vistos nas praças Benedito Leite, Pedro II, João Lisboa, Maria Aragão e Largo do Carmo; nos canteiros centrais das avenidas Beira-Mar, Colares Moreira, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e Curva do Noventa.

As equipes do Impur arborizaram também toda a área verde que compõe o retorno do Calhau, nas proximidades da Casa do Trabalhador, numa área de 42 mil m².

A presidente do órgão, Uda Duarte, afirmou que, nesta área, foram plantadas palmeiras e mudas de árvores de pequeno porte, além de frutíferas, como manga e jambo, para compor um pomar em meio ao aspecto urbano de São Luís.

Na área do elevado da Cohama, o Impur já executou intervenções de paisagismo com a colocação de grama e o plantio das espécies alamandas (allamanda cathartica), barbas de serpente (ophipogon jaburan), dracenas-fitas (dracaena sanderiana), alfinetes grandes (centranthus ruber) e agaves (agave tequilana).
O Impur trabalha ainda com espécies como palmeiras fênix (phoenix roebilinii) e alfinetes grandes (centranthus ruber).

Nenhum comentário: