Vavá Ribeiro
Com o show “Rota de Reis”, o cantor e compositor piauiense Vavá Ribeiro vai se apresentar hoje, às 22h, no Espaço Armazém (Praia Grande) e amanhã, também às 22h, no Restaurante Feijão de Corda (Ponta do Farol). O artista será acompanhado pelo percussionista Ribão e dividirá o palco com o cantor Emanuel de Jesus e a cantora Mayrla Oliveira, integrante do Grupo Lamparina que se prepara para dar início a um projeto solo. A apresentação de Vavá Ribeiro em São Luís marca a segunda parte do intercâmbio entre o piauiense com o cantor maranhense. Os dois recentemente fizeram shows duplos em Teresina.
Tendo como base seu último CD, o show de Vavá Ribeiro será marcado por uma mistura de ritmos destacando a musicalidade nordestina e a influência dos ritmos mineiros. A produção percorre sons que lembram o baião, maracatu, xote e elementos da cultura afro-brasileira como cabindas (dança também conhecida como Piauí) e batucajés. As canções versam sobre amor entre homem e mulher e sobre o amor fraternal. O álbum, agraciado com recursos da Fundação Nacional das Artes (Funarte), foi gravado em Campinas (SP) e teve entre as participações especiais, a do cantor Vander Lee.
No repertório do show, as canções autorais “Rota de Reis”, “Prosa de Maria”, “A Saga de David”, “Na Morada”, “Tempo e a Lua” e de outros compositores - entre as quais se destacam “Longe de O’cê”, uma parceria do maranhense Erasmo Dibell com o compositor paulista Zé Américo; “Vestido Florido”, do amapaense Nivito Guedes; e “Simplesmente”, dos pernambucanos Geraldo Maia e Carlos Mascarenhas.
Carreira - Nascido em Oeiras, primeira capital do Piauí, Vavá Ribeiro começou a cantar ainda na adolescência. Aos 17 anos fez show de abertura do show do cantor e compositor Belchior em Teresina. Em seguida, seu trabalho começou a ser reconhecido por empresários da música. A vida musical iniciou-se em shows por diversos bares de Teresina e de cidades vizinhas.
O artista tem três trabalhos autorais gravados e já alcançou notoriedade não só na região Nordeste, mas em outras regiões do país, por apresentar músicas que tem uma essência romântica, mas que possuem um diferencial de mesclar sotaques, em uma defesa à diversidade cultural brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário