Timon - A construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em Timon está quase concluída. Toda a estrutura física do prédio já foi erguida. Os operários trabalham agora na fachada e no acabamento da obra, cujos recursos são dos governos federal, estadual e municipal.
Somente na primeira etapa, na qual o prédio foi erguido, houve um investimento de quase R$ 5 milhões destinados também para a aquisição de mobiliário para as salas de aula e de equipamentos para os laboratórios de ciência, tecnologia e informática.
De acordo com o projeto de engenharia, numa segunda etapa o IFMA receberá outras benfeitorias, como construção de uma quadra poliesportiva.
A celeridade nos trabalhos permitirá que ainda neste ano, o instituto lance o edital para abertura do teste seletivo. Segundo a diretora de Ensino da instituição, Jaqueline Leite, o edital será lançado assim que o Ministério da Educação (MEC) expedir a portaria autorizando o funcionamento do IFMA.
“Já enviamos toda a documentação necessária para a instalação de um estabelecimento de ensino. Estamos aguardando somente que o MEC nos libere para darmos início ao seletivo. Acredito que no fim de outubro lançaremos o edital”, informou a diretora.
No IFMA, serão oferecidos cursos técnicos e de ensino superior, e ainda haverá cursos de qualificação e capacitação, próprios para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, os cursos técnicos disponibilizados serão somente Eletrônica, Eletromecânica e Edificações.
Já no ensino superior, a instituição abrirá vagas para Licenciatura em Biologia. Segundo Jaqueline Leite, futuramente o IFMA terá os cursos de Licenciatura em Química, Informática e Matemática.Entre fevereiro e março de 2011, deverão ser iniciadas as aulas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Timon.
Escola - O IFMA visa ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional e desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.
O instituto oferece cursos superiores de tecnologia, a fim de formar profissionais para os diferentes setores da economia, levando em consideração os arranjos produtivos locais e regionais; cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, para a preparação de professores em educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.
2 comentários:
Gostaria de elogiar a reportagem e fazer apenas uma pequena correção: na construção do IFMA Timon são utilizados somente recursos do Governo Federal.
Prezados, gostaria de retirar meu comentário anterior. O município doou o terreno em que o IFMA-Timon está sendo construído, o que denota uma enorme contribuição.
Postar um comentário