Há muito tempo aguardada pelos maranhenses, a duplicação da BR-135, única via de acesso terrestre da ilha de São Luís ao continente, começa a sair do papel. O edital que selecionará a empresa que fará a obra está pronto para ser publicado no Diário Oficial da União. A informação foi divulgada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit), Gerado de Freitas Fernandes.
A única dúvida, segundo o superintendente do Dnit, é quanto ao local onde a concorrência será realizada, se em Brasília ou aqui mesmo no Maranhão. “Caso ela seja feita lá em Brasília, o processo será mais lento. Portanto, estamos trabalhando para que tudo se resolva em nosso estado”, afirmou.
Gerado Fernandes explicou que o projeto estava há alguns anos tramitando no Ministério dos Transportes e começou a avançar depois que foi incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), a pedido de lideranças políticas do Maranhão.
O primeiro trecho a ser licitado, cujo edital está pronto para ser publicado, é do km-23 (Estiva) até o km- 50,8 (Bacabeira). Em seguida, a expectativa fica por conta da concorrência dos outros dois trechos, km-50,8 ao km-95,3 (Entroncamento) e do km-95,3 ao km-127,1 (Miranda do Norte).
A BR-135 tem uma extensão de 603,6 km, dos quais 103,2 estão com projetos de duplicação aprovados no Ministério dos Transportes, uma vez que, segundo dirigentes do Dnit, no Maranhão, o restante da estrada apresenta boas condições de tráfego.
"Foi uma vitória. Há anos temos lutado por isso. Lembro-me de que lutamos e conseguimos com Alfredo Nascimento, ex-ministro dos Transportes, e com o Dnit elaborar um projeto. Agora estamos trabalhando para contratar a empresa. É bom ver as coisas andando", comemorou o deputado Pedro Fernandes (PTB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário