domingo, 26 de setembro de 2010

40% dos passageiros que passam pelo aeroporto são turistas


Dados da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) mostram que aproximadamente 40% do volume de passageiros que embarcam e desembarcam em São Luís são turistas. Do fluxo de 943 mil pessoas que embarcaram ou desembarcaram este ano na capital maranhense, pelo menos 337 mil foram turistas.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Tadeu Palácio, esse crescimento no fluxo de turistas visitando São Luís é fruto de uma grande parceria entre Estado e iniciativa privada, visando ao fomento do setor, não somente na capital, como em todo o Maranhão. “O crescimento no fluxo de turistas reflete, sem dúvida, no desenvolvimento que o Estado vem tento a partir de várias frentes, uma delas é a entrada de novas empresas aéreas que estão comercializando o Estado, isso dá acesso e opção para as pessoas”, disse Tadeu Palácio.

O secretário acrescentou: “São Luís, como portão de entrada para o Maranhão, sem dúvida continua sendo uma boa opção na hora de decidir por lazer, cultura, entretenimento e belezas naturais ou patrimoniais”.

Dados da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) referentes aos primeiros seis meses do ano indicaram uma ocupação média de 61% da rede hoteleira da capital. No mesmo período do ano passado, a ocupação média foi de 58%. Número que, conforme operadores do trade turístico local, deve ser ainda maior, porque não considerou julho, nem agosto, quando o fluxo de passageiro foi maior do que o recorde de dezembro do ano passado.

Ainda conforme Tadeu Palácio, durante a semana passada foram firmados contatos importantes entre o Maranhão e São Paulo na comercialização de novos pacotes turísticos. Palácio afirmou que o Poder Executivo estadual está investindo também na promoção do estado, com “parcerias com empresas locais, nacionais e internacionais, participação em feiras nacionais e internacionais”. “Estamos igualmente trabalhando na retomada do Plano de turismo do Estado, o Plano Maior, para fazer um diagnóstico do turismo hoje e, com base nisso, criar ações de incremento, promoção e desenvolvimento do turismo no Maranhão para os próximos 10 anos. Já alcançamos algumas etapas, como mapeamento, visita e estudo de todos os municípios turísticos do estado além dos atrativos”, descreveu.

O secretário disse também que está em curso um estudo para definir as principais linhas estratégicas e operacionais para o turismo do Maranhão em longo prazo. “Ainda como ações previstas do plano estão também projetos de melhoria da infra-estrutura turística das cidades dos pólos, incentivo da qualificação profissional da mão-de-obra local, melhoria dos produtos atualmente comercializados e elaboração de roteiros”, finalizou Palácio.

Nova etapa de reforma da pista começa em outubro

Como parte das várias obras que estão sendo executadas para melhorar o conforto no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, será iniciada dia 1° de outubro a nova etapa da reforma da pista de pousos e decolagem do terminal.

Em julho, foi assinada a ordem de serviço e desde agosto o 2º Batalhão de Engenharia do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro montou o canteiro de obras. Conforme o superintendente da Infraero, a partir do dia 1°, a reforma será, de fato, realizada. A expectativa é de que até o início de 2011 seja concluída.

Nos trabalhos de revitalização da pista 0624 do aeroporto, que tem 2.385 metros de comprimento por 45 metros de largura, será feito o reforço estrutural do pavimento da pista de pouso e decolagem, além da construção da área de manobra na cabeceira auxiliar 027, entre outros serviços. A pista também terá os grooving - ranhuras no asfalto que auxiliam a aterrissagem de aeronaves, principalmente durante chuva. A obra terá investimentos de R$ 10.683.587 e por causa dela existe a possibilidade de mudança no horário de alguns vôos. Mas isso ainda não ficou definido.

Climatização

Outra obra importante que foi iniciada é a climatização do aeroporto. A ordem de serviço foi assinada no início do mês e os trabalhos já estão em curso. Custará R$ 1.188.078 e terá prazo de execução de 240 dias, estando a cargo da empresa Stone Hill Bramil/LTDA, de Vitória.

No projeto de climatização do terminal estão previstas a instalação de portas na entrada do saguão, a construção de uma sala de máquinas na lateral direita do prédio (atrás de onde funciona atualmente a loja da Trip linhas aéreas) e a colocação das tubulações necessárias para a climatização.

A Infraero já trabalha na articulação de um projeto de ampliação do aeroporto que tem o objetivo de preparar o terminal para receber o dobro da capacidade que tem hoje, com a duplicação do número de esteiras, aumento de pontos de embarque e desembarque, assim com da sala de embarque. O projeto deve ficar concluído no primeiro semestre de 2011. “Precisamos fazer tudo com calma. Afinal, em uma reforma ampla, precisamos preparar o aeroporto para os próximos 20 anos”, declarou o superintendente da Infraero em São Luís, Hildebrando Coelho Correia.

Aeroporto de São Luís teve o 6º maior crescimento percentual



Wilson Lima
Da equipe de O Estado
Com base nos números nacionais da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado teve o 6° maior crescimento, entre todos os terminais de passageiros localizados em capitais brasileiras. Os números levam em consideração o aumento do fluxo nos oito primeiros meses deste ano, em comparação com igual período do ano passado.


O número de embarques e desembarques no terminal de São Luís de janeiro a agosto deste ano teve crescimento de 37,72% em comparação com o mesmo período de 2009. De janeiro a agosto de 2009, 614.664 pessoas embarcaram ou desembarcaram em São Luís, e nos oito primeiros meses deste ano o fluxo de passageiros chegou a 846.546 pessoas. Apenas o aeroporto Internacional de João Pessoa (PB), o Santos Dumont (RJ), o Carlos Prates (Belo Horizonte – MG), Teresina (PI) e Pampulha (Belo Horizonte) tiveram um crescimento maior do que o terminal da capital maranhense.


Operadores do setor de turismo em São Luís afirmam que existiram ações governamentais que ajudaram nesse crescimento. A realização cada vez maior de eventos na capital maranhense e o crescimento do nível de renda não somente em São Luís, como em todo o Brasil, também colaboraram para o bom desempenho do aeroporto da capital maranhense. Outra hipótese levantada foi o início da operação de novos vôos da Trip Linhas Aéreas.


Segundo a Infraero, a tendência é de que até o fim do ano o crescimento seja ainda mais expressivo. “Com uma concorrência maior, o preço da passagem deve cair e o fluxo de passageiros será bem maior até o fim do ano. O efeito da entrada das novas companhias no mercado maranhense ainda não é substancial”, declarou o superintendente da Infraero em São Luís, Hidelbrando Coelho Correia.


Nacional - Em João Pessoa, na Paraíba, o aumento do fluxo de passageiros foi de 67% nos oito primeiros meses do ano. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a variação foi de 57,66%. No Carlos Prates, o crescimento foi de 49,05%; em Teresina, de 41,03% e em Pampulha 38,04%. Na lista dos 10 aeroportos em capitais com a maior variação no número de embarques e desembarques, também estão Goiânia, Palmas, Maceió e Aracaju. Em volume absoluto, o maior crescimento foi registrado no Aeroporto Santos Dumont, que teve um fluxo de 1,8 milhão de passageiros a mais nos oito primeiros meses deste ano, em comparação com igual período do ano passado.


Todos esses aeroportos tiveram rendimento melhor do que locais como o terminal de Congonhas (SP), que registrou variação positiva de 16,07%; Fortaleza, com variação positiva de 23,32%, e até Brasília, considerada a principal ligação das regiões Norte e Nordeste com o Sul e Sudeste do país. O aeroporto de Brasília teve crescimento de 18,15% esse ano. Em Recife, o crescimento foi de 14,81% e em Salvador de 8%. Entre os aeroportos localizados nas capitais, o do Galeão foi o que registrou a menor variação, apenas 1,8%.


Destaque - Se forem considerados todos os 66 aeroportos do Brasil administrados pela Infraero, o de São Luís também se destaca. No ranking geral, o crescimento em São Luís ficou entre os 20 maiores de todo o país.


Na lista dos aeroportos com o maior índice de crescimento, o destaque foi para o de Criciúma (SC). A variação do fluxo de passageiros por lá foi de 119,4%. No entanto, o volume de embarques e desembarques em Criciúma ainda é baixo. Nos oito primeiros meses do ano passado, Criciúma teve fluxo de 6.654 passageiros. Neste ano, esse volumé de 14.599 passageiros.


Na segunda colocação entre os terminais com o maior fluxo de passageiros do Brasil está Campinas, na região metropolitana de São Paulo. O aeroporto teve um crescimento de 76,44% em oito meses, passando de um fluxo de 1,9 milhão de passageiros para 3,3 milhões este ano.


Aeroporto atingirá um milhão de passageiros em outubro

Além de ter apresentado um dos melhores desempenhos do país, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado está próximo de atingir uma marca histórica: o fluxo de 1 milhão de passageiros em um ano.


Segundo dados da Infraero, até a quarta-feira da semana passada, dia 22, foram registrados 943 mil passageiros, que embarcaram ou desembarcaram no terminal. Em média, um fluxo superior a 105 mil passageiros por mês no aeroporto. Se a média for mantida, nos próximos 15 dias o aeroporto atingirá a marca de 1milhão de passageiros. “Pelos números vistos até agora, muito provavelmente a marca será atingida. Não há a menor dúvida disso”, destacou o superintendente da Infraero em São Luís, Hidelbrando Coelho Correia. Até o momento, o ano de 2009 foi o que registrou o maior fluxo anual de passageiros da história. O levantamento da Infraero atestou que em 2009, embarcaram ou desembarcaram em São Luís 984.758 passageiros – média 82 mil passageiros por mês. Se for considerado o volume de pessoas que embarcaram ou desembarcaram em São Luís nos últimos 12 meses (outubro de 2009 a setembro de 2010), o aeroporto da capital já registrou um fluxo de 1,2 milhão de passageiros. Nunca em 12 meses o aeroporto havia atingido essa marca.


Este ano tem sido de sucessivos recordes no aeroporto da capital maranhense. Em julho, foi quebrada a marca histórica de fluxo mensal de passageiros, quando 131.716 pessoas embarcaram ou desembarcaram em São Luís. O número foi 26,92% superior ao antigo recorde mensal de fluxo de usuários no Cunha Machado, registrado em dezembro do ano passado, quando o fluxo naquele mês chegou a 103.776 pessoas.


Mas não foi somente o mês de julho que teve um movimento de passageiros melhor do que o recorde anterior. No mês de agosto, houve o registro da segunda maior movimentação da história, com 126.340. Os números são tão expressivos quanto em julho, porque, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, significaram um aumento de 47,8% na quantidade de embarques ou desembarques na capital maranhense.

Nenhum comentário: