segunda-feira, 23 de agosto de 2010

São Luís Rei de França é reverenciado em festejo

São Luís Rei de França

Com o tema "Com São Luís, edificamos a Igreja", a comunidade da Igreja São Luís Rei de França, no Calhau, realizará a festa do seu santo padroeiro de quarta-feira (25) a domingo (29) deste mês. As atividades do festejo incluem missas, alvoradas, batizados e uma série de celebrações estritamente religiosas. O festejo é realizado há 15 anos na Paróquia de São Paulo Apóstolo, que abrigará a celebração ao santo pela última vez este ano.

O tema deste ano é referente à construção do novo templo dedicado ao santo. "Quando falamos em edificar, nos referimos a edificar a igreja em templo e em comunidade. Sem um bom esforço físico, não podemos nos reunir e bem proclamar a palavra de Deus. E de que adianta se tivermos bom espaço físico e não tivermos pessoas para freqüentá-lo?", afirmou o padre Jozimar Pinheiro, responsável pela celebração. A partir do ano que vem, o festejo deverá ser realizado em paróquia própria de São Luís Rei de França.

As atividades do festejo serão iniciadas com alvorada às 6h de quarta-feira. À noite, padre Jozimar celebrará a missa solene de abertura, às 19h30. A partir de quinta-feira (26), começará o período do tríduo, com missas todas as noites. "A palavra tríduo, na prática devocional católica, sugere a idéia de preparação. Às vezes, nos preparamos para a festa de um santo com três dias de oração em sua honra, ou pedimos uma graça especial mediante um tríduo de preces de intercessão. E é isso que faremos para que estejamos prontos para o ponto alto do festejo, no dia 29 [domingo]", explicou o pároco.

Apresentações - Após a celebração das missas, todas as noites, às 21h, haverá a apresentação de atrações culturais no largo da igreja. "Esse é mais um momento de confraternização da comunidade depois de encerradas as atividades religiosas, mas, mesmo esses momentos, terão como foco a palavra de Deus", afirma.

No último dia de festejo, será realizada a tradicional missa dominical às 7h e às 17h30 será a vez da procissão em homenagem a São Luís Rei de França que percorrerá as ruas do bairro e em seguida, encerrando os festejos, o acerbispo de São Luís, Dom Belisário, celebrará missa solene.

Nenhum comentário: