terça-feira, 13 de julho de 2010

Pororoca Franco-maranhense


Arari busca etapa no Mundial de Surf na Pororoca durante festival da “Mascaret” na França

A Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo) representará o Brasil no Mundial de Surf na “Mascaret” (pororoca francesa), na lua cheia de setembro, no rio Dordogne, na cidade de Bordeaux, região sul da França. O objetivo da delegação é incluir o país no Circuito Mundial da modalidade que será criado durante o evento e a cidade que sediará a etapa será Arari, na Baixada Maranhense.

Na Europa, o surf na pororoca é conhecido como Boring Rides e tem um circuito mundial com etapas no Reino Unido, China e Alasca (EUA). Agora, praticantes dessa modalidade no país tentam incluir o Maranhão no cenário mundial de esportes radicais. O presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho, está otimista quanto à inclusão do estado na competição. “Se incluirmos Arari no Circuito Mundial, a etapa deverá ser realizada em março ou abril de 2011. Portanto, temos muito tempo para fazermos o dever de casa e organizar tudo para que o Maranhão seja incluído definitivamente no circuito mundial de esportes radicais e turismo de aventura”, analisou.

Durante o Mundial Mascaret, haverá um festival cultural, no qual será apresentado para os participantes os locais propícios para o Surf de Maré. A delegação da Abraspo montará neste festival a exposição de fotos e vídeos “Pororoca, a onda do Brasil”. A mostra terá 20 painéis de 50 x 70cm de fotos tiradas em Arari. De acordo com Noélio Sobrinho, as imagens ajudarão a “vender” a cidade como sede do mundial de surf. “São fotos belíssimas da cidade de Arari, do Curral da Igreja e, é claro, do rio Mearim. Tenho certeza de que eles ficarão maravilhados com as imagens, pois em 2004 trouxemos um grupo de surfistas franceses e eles adoraram Arari”, afirmou.

Noélio Sobrinho disse ainda que a organização da comitiva que participara do Mundial da Mascaret está aberta para inscrição de surfistas maranhenses ou de outros estados. Assim como patrocinadores. “A governadora do Estado, Roseana Sarney, e o prefeito de Arari, Leão Santos, estão dando uma força extraordinária a esse projeto, mas ele está aberto a empresários que queiram ajudar. Assim como surfistas que quiserem participar do festival, é só entrar em contato conosco”, completou.

Os contatos da Abraspo são: (98) 8116 8748 (Ricardo Fernandes), (98) 8128 1564 (Jerônimo Júnior) e (91) 8166 7005 (Noélio Sobrinho).

Nenhum comentário: