sexta-feira, 18 de junho de 2010

Trânsito será modificado em SL


Modificações nas principais avenidas da capital foram anunciadas ontem no I Fórum de Trânsito e Transporte de São Luís. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) apresentou também novas formas de monitoramento e modernização do sistema de transporte público.

São Luís possui hoje uma das maiores frotas de veículos do país. É a sexta maior do Nordeste com mais de 200 mil veículos emplacados, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Todos os dias a população sofre com os impactos desse crescimento desordenado, pois a cidade não tem a infra-estrutura necessária para atender às necessidades do trânsito.
Por isso, a coordenação do fórum convidou especialistas no assunto como o professor e pesquisador de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo César Martins e o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Ailton Brasiliense (que apresentaram propostas para a problemática do trânsito em São Luís) para discutir o assunto. A SMTT apresentou as ações que serão realizadas nos próximos meses para a melhoria da malha viária da cidade.

Trânsito - Avenidas como Holandeses, Guajajaras, São Marçal, Jerônimo de Albuquerque e Casemiro Junior passarão por reformas que vão adaptá-las às necessidades do fluxo de veículos da cidade.

Corredores de tráfego exclusivo para os coletivos serão implantados para facilitar a mobilidade dos ônibus. Ainda será instalada uma nova sinalização, substituindo os semáforos hoje utilizados por aparelhos “LED” que dispõem de melhor visualização para o condutor. Substituição de rotatórias por intervenções, cruzamentos e novas vias foram as soluções apresentadas pelo Secretário da SMTT José Ribamar Oliveira, para organizar a atual situação do trânsito em curto prazo. “Sabemos que essa não é a solução do problema, mas é o que podemos fazer no momento para que o trânsito flua melhor na cidade”, disse o secretário.

Locais de congestionamentos e acidentes também serão informados através de circuito de câmeras de TV, que estarão ligadas a uma central de monitoramento do trânsito, para filmar as principais vias da cidade 24 horas por dia.

O secretário anunciou ainda que existem projetos da Prefeitura de São Luís para construção dos elevados no retorno do Comando da Polícia Militar, no Calhau, na rotatória da Forquilha e a ampliação da Avenida Litorânea, mas isso ainda levará um tempo para arrecadação dos recursos e execução das obras.

Transporte – A SMTT pretende reduzir a chamada “idade da frota” – tempo de uso dos ônibus – de uma média de sete anos para cinco anos. Diminuir o tempo de espera pelo transporte também está entre as metas a serem alcançadas pela secretaria. O objetivo é que o tempo de espera seja de 15 minutos.

Os ônibus serão acompanhados por uma central de monitoramento, que vai registrar o tempo gasto para a realização das viagens e o tempo de paradas. O sistema a ser usado não foi definido, mas estão sendo estudados pelos técnicos da secretaria o via rádio e GPS.

Mais

A SMTT não apresentou datas para execução dos projetos, mas informou que as idéias serão colocadas em prática o mais rápido possível para a melhora nos sistemas de trânsito e transporte da capital.

Nenhum comentário: