quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quartel de Bombeiros será criado em Timon


Timon – O município de Timon terá um quartel de Bombeiros. O subchefe do Estado Maior Geral, coronel Vanderley Pereira, (representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Marcos Sousa Paiva) esteve reunido com a prefeita do município, Socorro Waquim, e com o secretário municipal de Segurança Pública, João Borges, para discutir a instalação do quartel.

A reunião, que ocorreu no gabinete do Executivo municipal naquela cidade, também teve o propósito de discutir a implantação do Sistema Único de Segurança Pública, já em pleno funcionamento no município de Balsas.

De acordo com o coronel Vanderley, nas cidades de Caxias, Balsas, Estreito, Imperatriz e Pinheiro já existem unidades próprias do Corpo de Bombeiros, mas, visando atender o que foi definido no plano de metas do Comando Geral, até o fim do ano, o Comando do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura, inaugurará o quartel de Timon.

A princípio, a equipe será formada por 10 bombeiros e 20 guardas municipais. A prefeita ratificou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Não tenho dúvida do quanto será proveitoso para nossa cidade contarmos com uma unidade própria do Corpo de Bombeiros. Somos um dos maiores municípios do estado e já estava mais do que na hora de sermos agraciados com um comando próprio de uma instituição tão grandiosa como essa”, enfatizou Socorro Waquim.

Trabalho - Apesar de a profissão de bombeiro ter sido criada há mais de um século e meio no Brasil, muitas pessoas ainda não conhecem o que faz um bombeiro militar e, sobretudo, o que faz o oficial combatente bombeiro militar.
A população tem contato com os bombeiros, geralmente nos momentos de crise e emergência, considerados os momentos de intervenção. Esta, realmente, é a principal atividade, porém há muitas outras que são ainda inerentes à função.

O oficial bombeiro militar é um agente público responsável por proteger a incolumidade das pessoas. Dentro dessa idéia, este trabalho vai muito além da intervenção nos momentos de crise. Este profissional está envolvido também na prevenção, preparação, ação de resposta e de recuperação. As ações mais conhecidas e sentidas são as de resposta, entretanto a autoridade delegada ao oficial bombeiro militar lhe dá muitas outras responsabilidades.

Mais

No Brasil, o serviço de bombeiro mais conhecido é o mililtarizado. Porém, também existe o bombeiro civil; o qual é empregado nas empresas (normalmente nas brigadas de incêndio) ou participa de atendimento público como voluntário ou contratado, ou ainda como funcionário municipal. No Brasil, existem mais de 5.500 municípios e, destes, menos de 350 têm bombeiros militares.

Nenhum comentário: