sexta-feira, 4 de junho de 2010

Casa Cor em São Luís


A partir de agora o Maranhão integra a rede de franquias da Casa Cor. Por iniciativa dos empresários Adalberto Teobaldo e Henrique Almeida, a maior mostra de decoração da América Latina também será realizada em São Luís, entre 25 de outubro e 28 de novembro. O contrato foi assinado no lançamento da Casa Cor São Paulo 2010, em cartaz até 13 de julho, no Jockey Club. Assim, São Luís entra, definitivamente, para o grande circuito da decoração, design, arquitetura e paisagismo. Fundada em 1987, pela brasileira Yolanda Figueiredo e pelos argentinos Angélica Rueda, Javier Campos Malbrán e Ernesto Del Castillo, a mostra tornou-se sinônimo de bom gosto pelos quatro cantos do País, ditando tendências, influenciando formadores de opinião e agregando valor às marcas que a ela se associam.

“A Casa Cor tem um potencial tremendo”, diz Eduardo Tomiya, diretor da consultoria BrandAnalytics. “Ao ter seu nome associado ao design de qualidade, a mostra conseguiu endossar submarcas, fazer negócios com outras empresas que queiram expor seus produtos e, ainda, abrir franquias em outras cidades.”

A explicação é simples: há tempos a Casa Cor, o local escolhido por marcas consagradas para apresentar os lançamentos, superou o patamar de evento de decoração para ser uma belíssima vitrine de tendências. E, por que não, também um palco para a realização de bons negócios, unindo decoradores, empresas do setor de construção ou simplesmente marcas que queiram ter o seu nome associado a esta que já virou uma grife.

Para a 23ª edição da Casa Cor, que vai de 25 de maio a 13 de julho, no Jockey Club de São Paulo, são esperados mais de 160 mil visitantes – 20 mil a mais do que em 2009. O homenageado desta edição é o arquiteto Lucio Costa (1902-1998), um dos profissionais que participaram da elaboração do projeto para a cidade de Brasília, que está completando 50 anos.

“A Casa Cor cresceu muito nos últimos anos. Decoração é um assunto cada vez mais presente na vida das pessoas”, aponta Angelo Derenze, presidente do evento. Tanto é assim que a Casa Cor abriu franquias e atualmente é realizada em 15 capitais brasileiras e em dois outros países: Peru e Panamá. E ainda pretende expandir para Chile e Uruguai.

As cidades mais recentes a entrar no grupo foram Florianópolis, Manaus e São Luís.  Em cada localidade onde é montada, a mostra possui uma equipe local, que se ocupa de sua organização. Apesar das franquias, a edição paulistana segue como o maior evento de arquitetura e decoração das Américas e o segundo maior do mundo – perde apenas para o Salão Internacional de Móveis de Milão.

Somente em São Paulo, são 500 empresas envolvidas, entre fabricantes e lojistas. A cidade também abriga o evento Casa Trio, que inclui as subdivisões: Casa Boa Mesa, Office e Entretenimento. Estima-se que apenas a Casa Cor movimente R$ 170 milhões, de acordo com a São Paulo Turismo. No Brasil todo, o evento, com suas franquias, envolve mais de três mil empresas do setor.

Fernanda Marques: seu projeto, batizado de Lounge de Inverno, tem 207 metros quadrados e possui uma estrutura coberta por vegetação, que desce do teto e se transforma em balcão e bar

Além da expansão física, o conceito inicial da Casa Cor também evoluiu. No ano passado, foram criados dois desdobramentos, que são armados no mesmo local e data: a Casa Hotel e a Casa Kids, para abrigar projetos de hotelaria e para o universo infantil, respectivamente. “O Brasil vai passar por uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, portanto, o setor hoteleiro será um dos que mais vão crescer”, afirma Derenze, que pretende turbinar a Casa Hotel nos próximos anos.

Mas para a edição que começa dia 25, a novidade é a criação da Casa Talento, espaço para mostrar peças de novos designers e artistas. A 23ª Casa Cor também atraiu empresas internacionais renomadas como a italiana Fendi Casa e a Gorenje, da Eslovênia, que trará sua linha de cozinhas. “A expansão da Casa Cor não é como uma franquia de McDonald’s.

Sempre é algo calcado em relacionamentos com profissionais que zelem pelo nome da marca”, diz Derenze. Esse foi um dos motivos que atraíram o arquiteto italiano radicado no Brasil Ugo di Pace a participar da Casa Cor pela primeira vez. Conhecido por uma arquitetura luxuosa, Pace está atrás de novos desafios. “Quero acabar com o mito de que um excelente projeto custa caro”, conta o arquiteto, que apresentará uma casa-pátio com materiais sustentáveis e um espelho d’água que reflete o ambiente interior e o exterior.

Outra aposta em sustentabilidade vem da arquiteta Fernanda Marques, com seu lounge de inverno de 207 metros quadrados, feito com materiais ecológicos. O destaque é o telhado, recoberto por vegetação, que desce da laje e se transforma em balcão e bar. Inovação pura. A arquiteta Brunete Fraccaroli não fez por menos: trará ao evento uma casa de bonecas de 70 metros quadrados com uma estrutura de vidro. Sua ideia inclui uma decoração suntuosa, com direito a lustre decorado com bonecas Barbie. “Fazer Casa Cor é para mim um laboratório de experiências”, conta Fraccaroli.

Exposição Casa Cor terá franquia no Maranhão e a primeira edição será realizada ainda este ano.


São Luís se prepara para sediar a maior mostra de design, decoração, paisagismo e arquitetura da América Latina e segunda do mundo: a Casa Cor. A exposição será realizada no período de 25 de outubro a 28 de novembro e deverá alavancar também segmentos da moda, arte, cultura e turismo locais, por meio de ações integradas, apoiadas pelo Sebrae-MA.

A franquia local, que traz o tema “Caminhos da cultura maranhense: arte, moda, gastronomia e turismo através da Sustentabilidade", realizará a primeira edição do Casa Cor em um imóvel completamente adaptado, com aproximadamente 5.000 m².

Os franqueados Adalberto Teobaldo e Henrique Almeida destacam que a Casa Cor Maranhão vem somar com o estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

“Mais de 500 postos de trabalho serão gerados diretamente durante o período de montagem, evento e desmontagem. Além disso, a mostra fomentará a qualificação de profissionais, pequenos e médios empresários da região, incrementando também o artesanato, o turismo e a cultura locais”, explicou Adalberto Teobaldo.

Aproximadamente 100 profissionais entre arquitetos, decoradores, designers e paisagistas estarão envolvidos na composição de 40 ambientes, dos quais seis serão inspirados na cultura popular maranhense.

“A Casa Cor Maranhão será um evento extremamente democrático, pois qualquer profissional poderá ter um ambiente, adquirindo o espaço, por valores diferenciados. Mas acredito que em um mercado onde existem mais de 250 profissionais, os ambientes deverão ser bastante concorridos, pois serão disponibilizados para venda apenas 35 espaços”, informou Henrique Almeida.

Sustentabilidade – Seguindo a tendência nacional, na edição maranhense, os expositores serão desafiados a utilizar soluções sustentáveis em cada ambiente, como a racionalização da água e de energia elétrica, mantendo o conforto do usuário. Devem também utilizar materiais certificados e alternativos, sempre colocando em prática os 3 Rs: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.
A Casa Cor Maranhão está em fase de negociação de cotas de patrocínio. “Estamos contactando empresas e instituições alinhadas com a proposta do evento, que desejem ampliar a visibilidade da sua marca e associá-la a um evento de renome internacional, fomentador de negócios, gerador de empregos e estimulador de qualificação profissional e fluxo turístico”, informou Adalberto Teobaldo.

Características da Casa Cor Maranhão

- Tema Nacional: “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”.
- Cerca de 100 profissionais envolvidos, entre arquitetos, decoradores, designers e paisagistas.
- Aproximadamente 500 empregos diretos
- Estimativa de mais de 20 mil visitantes
- Espetáculos culturais semanais, ocorrerão durante o evento
- Restaurante, bar e cafeteria funcionarão durante toda a mostra
Dados Gerais

- Maior evento do segmento das Américas
- Segundo maior evento do segmento do mundo
- 22 anos de mostra
- 14 franquias no Brasil
- 2 franquias internacionais



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