Com a abertura do Arraial da Lagoa, começam oficialmente as festas juninas no estado. Inspiradas pelo slogan “São João do Maranhão: a mais bonita festa popular do Brasil”, diversas brincadeiras animaram o público na primeira noite de festa na Lagoa da Jansen, que segue até próximo dia 4 de julho, com atrações sempre das 19h à 1h.
Um dos coordenadores do Arraial da Lagoa, que compõe a Liga Independente de Bumba-meu-Boi, José Costa, destacou os avanços positivos do arraial comparado ao do ano passado. “Ampliamos o palco onde as brincadeiras se apresentam, e o número de barracas aumentou para 16”, ressaltou.
Com muita expectativa o deputado Ricardo Murad, um dos fundadores da Liga, lembrou que as festas juninas em todo o estado são sempre aguardadas com muita ansiedade. “A marca do Arraial da Lagoa é a segurança, tranqüilidade e a alegria, frisou.
Presente à primeira noite do arraial, o secretario de Turismo, Tadeu Palácio, enfatizou que a festa junina não pode ser observada somente pelo víeis cultural. “O nosso São João tem reflexo em diversos setores como na economia, cultura e no turismo, por isso, a logística é sempre pensar de forma integrada entre as secretarias”, destacou.
O Boi da Lua abriu a programação da noite. Vestida de vermelho, a brincadeira homenageou São Jorge, o Santo Guerreiro. “O São João é a brincadeira que envolve os maranhenses e o público recebe os grupos com muita alegria”, avaliou a musicista do grupo, Suely Martins. A festa continuou com os bois de Axixá, Maracanã, Morros e Maioba.
Barracas – O público aproveitou o melhor da comida típica do São João. Pelo segundo ano consecutivo, um dos proprietários do restaurante Catalana, Eugênio Kreutz, recepcionou na sua barraca os brincantes. “A expectativa é de que o fluxo de pessoas aumente 30% comparado ao ano passado”, avaliou.
Outras barracas aproveitam para angariar fundos sociais. A Secretaria da Mulher montou uma barraca, cuja renda será revertida aos grupos participantes. “Grupos em defesa da mulher, dos homossexuais, e de deficientes terão uma renda extra para os trabalhos desenvolvidos em cada entidade”, explicou uma das coordenadoras da barraca, Brisa Nunes.
Programação
Atrações de hoje:
Grupo Piçaba
Boi Encanto do Olho d’Água
Boi de Apolônio
Boi de Leonardo
Cortejo junino movimenta ruas do Centro Histórico de São Luís
Doze grupos folclóricos de diferentes gêneros percorrem vias do centro comercial, abrindo a festança na Ilha e chamando público a participar da programação nos arraiais.
Em clima de alegria e descontração, foi realizado ontem o primeiro cortejo de grupos folclóricos do São João 2010. A manifestação é uma espécie de abertura informal das festividades juninas, que vão movimentar os arraiais de São Luís. A festança será realizada toda sexta-feira até o dia 25 de junho.
Participaram do cortejo de ontem 12 grupos folclóricos. Entre eles estavam os bois de Axixá, de Apolônio e Unidos Venceremos, a Companhia Folclórica Sotaque, os bois do Ceic e o de Morros, a dança portuguesa Mensageiros de Portugal, a quadrilha Sai Quem Quer, o Boi Lírio de São João de Rosário, o Grupo Gdam, o Boi União da Baixada do Monte Castelo e o grupo Coco Babaçu.
De acordo com a coordenadora do São João da Secretaria Estadual de Cultura, Márcia Renata Sousa, o cortejo é importante para apresentar as brincadeiras para a população de São Luís. “Esse cortejo faz um convite a todos para participarem do São João maranhense. Afinal, ela acontece no maior centro comercial de São Luís. Com milhares de pessoas observando as brincadeiras”, relatou Márcia Sousa. Na semana passada, já havia sido realizado um outro cortejo junino, mas ele foi uma espécie de ensaio para o realizado ontem.
Trajeto - Os grupos seguiram pelas principais ruas do Centro de São Luís. Eles se concentravam na praça Deodoro, em frente à Biblioteca Benedito Leite, seguiram pela Rua Grande e pelo Beco da Pacotilha, até chegar à Praia Grande.
A quadrilha Sai Quem Quer participou ontem de seu primeiro cortejo junino. A presidente da brincadeira, Salma Robetti, disse que tinha grandes expectativas quanto ao evento de ontem. “Esse evento é muito interessante em todos os aspectos. É um momento de acolhimento às festas juninas”, assinalou.
As pessoas que estavam no centro de São Luís se surpreenderam com o que viram. O representante comercial Ricardo Alberto Sousa, de 25 anos, ressaltou que a iniciativa da Secretaria de Cultura em promover o São João é interessante e que realmente incentiva o brincante a participar da festança. “Ao ver as brincadeiras, as novidades de cada grupo, você fica tentado a ir correr atrás das brincadeiras nos arraiais. Eu, por exemplo, pretendo acompanhar o Boi de Axixá nesse São João. A dança e a indumentária são maravilhosas”, comentou Alberto Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário