domingo, 27 de junho de 2010

2010 registra melhor desempenho do emprego formal no Maranhão


Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revelaram o segundo melhor resultado de toda a série histórica do Maranhão. Foram 14.112 novos empregos gerados em todo o estado durante o mês de maio.

Mesmo levando em consideração o número de trabalhadores demitidos no período - 12.356 -, o saldo de empregados continua positivo, com 1.756 empregos com carteira assinada e expansão de 0,5% em relação a abril - mês que mais criou empregos em todo o Brasil desde 1999, ano em que o Caged passou a registrar os dados.

Foram quase 5 mil empregos a mais que o mesmo mês do ano passado, com um acumulado positivo de 4,94% ao longo dos últimos 12 meses - período em o Maranhão criou 154.214 empregos novos, quase 10 mil a mais que o mesmo período do ano passado. Os setores da economia que mais empregaram no Maranhão foram Serviços (3.685 postos), Construção Civil (4.036) e Comércio (3.165).

Os cinco primeiros meses desse ano registraram um acréscimo de 13.738 postos de trabalho, com expansão de 4,05%, o que significa que, em termos absolutos e relativos, este foi o melhor resultado de toda a série histórica do Caged.

De acordo com o secretário do Trabalho, José Antônio Heluy, os números vitoriosos são resultado do esforço que o Governo do Estado tem feito para atrair novos empreendimentos no Maranhão. “Em Açailândia, por exemplo, a construção da aciaria está a pleno vapor. Não por acaso, a construção civil foi um dos setores que mais empregaram no Maranhão nos últimos cinco meses”, afirmou Heluy. Ele destacou a chegada de grandes investimentos no Maranhão, a exemplo da termelétrica em Miranda do Norte, que já está funcionando.

Nenhum comentário: