quarta-feira, 19 de maio de 2010

Representantes do BID em SL discutem viabilidade do Corredor Turístico no Maranhão


Convidados pelo Governo do Maranhão representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o vice-presidente executivo, Daniel Zelikow, e o vice-presidente de Países, Roberto Vellutuni, estiveram no Maranhão, no ultimo fim de semana, para discutir propostas viáveis que possam receber a cooperação técnica do banco.

A reunião, realizada no Palácio dos Leões, foi coordenada pelo vice Governador João Alberto. Contou com a participação de representantes de várias secretarias de Estado. A visita visou expandir e diversificar vários setores entre eles o setor turístico.

Foram apresentados estudos de viabilidade técnica para a implantação do corredor turístico São Luís - Lençóis, passando pela Região do Munim, urbanização turística do Aterro do Bacanga e ainda a implementação do Turismo Étnico com comunidades indígenas no Pólo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, os projetos apresentados representam um avanço no que se refere ao planejamento do incremento do turismo, tanto em São Luís quanto a importantes destinos que precisam ser estruturados. "Se aprovados receberão uma importante cooperação técnica do BID no sentido de proporcionarmos serviços públicos adequados para atender as necessidades tanto dos turistas como da população," explicou o Secretário.

O turismo é hoje responsável por quase 5,5% do produto interno bruto do Maranhão. O planejamento e desenvolvimento de novos destinos devem atrair investimentos privados, ampliando o número de empregos formais e crescimento do setor.

Os representantes do Banco ainda conheceram as regiões turísticas do Pólo São Luís (Centro histórico e área do Bacanga), São José de Ribamar, Alcântara além dos Lençóis Maranhenses.

Nenhum comentário: