domingo, 11 de abril de 2010

Parque Botânico da Vale em São Luís: opção de lazer para toda família


Situado em um dos raros remanescentes florestais de São Luís, o Parque Botânico da Vale vem se consolidando como umas das principais opções de lazer da cidade. Em quase dois anos de atividades, já recebeu mais de 140 mil pessoas, o que dá uma média de sete mil por mês. Com diversas áreas ao ar livre, o visitante pode ter contato mais próximo da natureza ao percorrer as trilhas ecológicas ou reunir a família para fazer um piquenique e apreciar a paisagem.


O Parque - localizado na avenida dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda - é aberto à visitação de terça-feira a domingo, no horário de 9h às 17h e a entrada é gratuita. Os interessados (famílias, grupos da comunidade, escolas e demais instituições) podem agendar suas visitas pelo telefone 3218-6245 e conhecer espécies da flora como o pau marfim, o pequi, o angelim, a sumaúma, buritizeiros e juçareiras.


No que se refere à fauna, o parque abriga espécies como o macaco prego, o macaco capijuba, o gato maracajá, a preguiça, a cutia, o tatu peba, a paca e o tamanduá mirim, além de belas aves como o beija flor vermelho, o beija flor violeta e o papagaio maracanã do buriti. Os passeios pelas trilhas ecológicas da Mata Ciliar, da Restauração e do Angelim são conduzidos pelos orientadores ambientais que, após o percurso, promovem palestras, jogos, brincadeiras, oficinas e exibição de filmes de acordo com a faixa etária dos grupos.


O objetivo das atividades é trabalhar de forma lúdica as questões ambientais e tornar a visita mais divertida. Para fazer a caminhada na trilha, os participantes devem usar sapatos fechados e calça. Crianças menores de cinco anos não têm acesso às trilhas, mas podem aproveitar as outras atividades do parque.

 

A infraestrutura do Parque conta com um auditório e um anfiteatro, quatro salas de aula e uma biblioteca com livros infantis e jogos educativos, além de um estacionamento com capacidade para 25 veículos e quatro ônibus. Estão disponíveis 29 banheiros espalhados pela área, inclusive banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e um fraldário.

Setur estuda transformar Parque Botânico da Vale em destino turístico

Em visita realizada ao Parque Botânico da Vale, situado na área Itaqui Bacanga, técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizaram uma visita técnica de sensibilização, onde conheceram as dependências da área florestal, visando fazer levantamentos para transformar o local em destino turístico.


Formado por uma reserva florestal típica da ilha, destacada por espécies amazônicas, cercada de matas ciliares, flora diversificada e uma fauna exótica, que abriga animais como o macaco-prego, bicho preguiça e gato maracajá, o Parque Botânico da Vale foi visto como grande atrativo turístico pelos técnicos da Setur, pois favorecerá o turismo ecológico e de aventura, através de trilhas supervisionadas.


Além de todos os atrativos naturais, o parque abrange projetos sociais de alfabetização e voluntariado, contando, ainda, com uma programação diversificada a cada mês. Durante os finais de semana do mês de julho estão sendo apresentadas sessões de teatro e cinema nos auditórios que compõem o complexo do parque botânico.

“É um atrativo com muita potencialidade, principalmente pelo fato de sermos conhecidos nacionalmente apenas pelos nossos atributos culturais. Vamos estudar as possibilidades para viabilizar esse destino”, destacou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

A visita foi acompanhada, também, por integrantes do projeto “Informante Anfitrião”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que visa possibilitar aos jovens terem acesso às informações sobre aspectos cultuais, históricos e naturais de São Luís, além da oportunidade de trabalhos educativos, através da prestação de informações turísticas.



O Parque é aberto à visitação de terça-feira a domingo, no horário de 9h às 17h e a entrada é gratuita. Os interessados (famílias, grupos da comunidade, escolas e demais instituições) podem agendar suas visitas pelo telefone 3218-6245 e conhecer espécies da flora como o pau marfim, o pequi, o angelim, a sumaúma, buritizeiros e juçareiras. No que se refere à fauna, o parque abriga espécies como o macaco prego, o macaco capijuba, o gato maracajá, a preguiça, a cutia, o tatu peba, a paca e o tamanduá mirim, além de belas aves como o beija flor vermelho, o beija flor violeta e o papagaio maracanã do buriti.

A infraestrutura do Parque conta com um auditório e um anfiteatro, quatro salas de aula e uma biblioteca com livros infantis e jogos educativos, além de um estacionamento com capacidade para 25 veículos e quatro ônibus.

Estão disponíveis 29 banheiros espalhados pela área, inclusive banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e um fraldário.

Nenhum comentário: