sexta-feira, 23 de abril de 2010

Algar exportará este ano 650 mil t de soja


As exportações de soja do grupo Algar Agro deverão chegar este ano a 650 mil toneladas, o que significará 230 mil toneladas a mais em relação ao volume embarcado em 2009. Até o momento, do total previsto para 2010, foram embarcadas 70 mil toneladas do grão via Porto do Itaqui para o mercado europeu. Hoje a Algar Agro é a segunda maior empresa exportadora no Maranhão.

Do volume da oleaginosa a ser exportado pelo Porto do Itaqui, 70% correspondem à soja produzida no Maranhão (região de Balsas) e 30% no Tocantins, cujo transporte até São Luís é feito de trem, a partir de Porto Franco, pela logística da Estrada de Ferro de Carajás (EFC), de propriedade da Vale.

Segundo o diretor de mercado da Algar Agro, Leonardo Freitas, o volume de exportação de soja previsto para 2010, no entanto, poderá ser revisto ao longo do ano para atender a crescente demanda do mercado externo pela commodity, inclusive de países do continente asiático.

Farelo - Além do grão, a empresa deverá exportar este ano pelo porto maranhense entre 80 mil toneladas e 100 mil toneladas de farelo, a partir de junho, e 25 mil toneladas de óleo nos próximos 45 dias com destino à Europa. Tanto o farelo como o óleo são produzidos na indústria de esmagamento de soja da Algar, localizada em Porto Franco.
A fábrica tem potencial para esmagar 500 mil toneladas/ano de soja e de armazenar 60 mil toneladas do grão. A expectativa para este ano é de que 65% da capacidade de esmagamento seja utilizada, o que deve se elevar nos próximos ano, tendo em vista o plano de expansão das exportações que será empreendido pela Algar Agro.

“Temos um plano bem estruturado para a expansão das nossas exportações, o que nos permitirá atender outros continentes além da Europa, que hoje é o nosso principal mercado”, ressaltou Leonardo Freitas, ao adiantar que o volume deva atingir 800 mil toneladas/ano de soja até 2015.

Em 2009, as exportações de soja responderam por 50% da receita total da Algar Agro. Estima-se que em 2010 esse número avance para 65%. Para atingir essa meta a empresa continuará investindo em melhorias na infraestrutura, com previsão de cerca de R$ 100 milhões nos próximos anos. “Vamos investir principalmente em nossa capacidade de armazenagem, na estrutura do campo, além de outros aspectos que nos darão ainda mais fôlego para crescer”, completou Leonardo Freitas.

Só na área de estocagem, o investimento será direcionado para a construção de seis novos armazéns, sendo dois deles no Maranhão, o que elevará em 350 mil toneladas a capacidade de armazenagem de soja. As demais unidades serão instaladas ao longo da Ferrovia Norte Sul.

Mais
- Pioneira na região do cerrado brasileiro, a Algar Agro atua no processamento de soja desde 1978. A empresa fabrica o Óleo de Soja ABC e o Farelo de Soja RaçaFort, comercializado nos mercados interno e externo.

- Em 2008, seu mix ganhou novos produtos: azeite de oliva, óleo composto, extrato e molho de tomate da marca ABC de Minas.
- A empresa integra a holding Algar, um dos mais sólidos conglomerados corporativos da América Latina, com sede no Triângulo Mineiro, região central do Brasil que tem uma extraordinária malha viária, recursos naturais e tecnológicos, bem como mão-de-obra qualificada.

Nenhum comentário: