quinta-feira, 4 de março de 2010

Petrobras e UFMA firmam convênio para plano diretor


BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, presidiu, ontem, em seu gabinete, a cerimônia de assinatura de convênio entre a Petrobras e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para a elaboração dos planos diretores dos municípios da área de influência direta da Refinaria Premium, que começa a ser construída em Bacabeira, a 60 quilômetros de São Luís.

O ministro esclareceu que, por intermédio do convênio, a Petrobras vai assegurar à Universidade e aos municípios de Bacabeira, São Luís, Rosário e Santa Rita os recursos financeiros e técnicos para elaboração de seus planos diretores. O volume dos recursos será definido de acordo com as necessidades de cada projeto. “Os municípios precisam estar preparados para a revolução que já começou, e que terá reflexos profundos em suas economias e suas estruturas sociais e culturais”, afirmou Lobão.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse ao ministro que o cronograma de implantação da refinaria de Bacabeira está sendo rigorosamente cumprido, para que “muito em breve o empreendimento seja uma realidade”. Ele disse que a definição do planejamento estratégico dos municípios sob influência da refinaria é fundamental para a absorção, de forma positiva, dos seus impactos.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou o acompanhamento, desde o início, do projeto de implantação da Refinaria Premium de Bacabeira. “A UFMA, uma instituição de mais de 40 anos, com uma gama enorme de serviços ao Maranhão, não poderia estar fora desse processo, que vai provocar mudanças profundas na realidade desses municípios e de todo o Maranhão”, ressaltou o reitor.

O ministro de Minas e Energia acentuou que, tão importante quanto o cronograma de obras físicas da refinaria é a definição do programa de formação de mão de obra para o empreendimento. Neste sentido, Edison Lobão comunicou que, pouco antes de receber o reitor da UFMA e o diretor da Petrobras, realizara reunião com técnicos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp). “Precisamos garantir os empregos para os maranhenses”, destacou o ministro.

Nenhum comentário: