quarta-feira, 3 de março de 2010

Rita Ribeiro divide palco com Maria Bethânia

"Agora as pessoas poderão levar o show para casa. E quem não ainda não o assistiu terá a oportunidade de vê-lo”, Rita Ribeiro, cantora.



Samartony Martins
samartonymartins@ma.dabr.com.br

A mistura entre a música popular brasileira, as tradições da religião afro-brasileira e os sons eletrônicos que marcaram o trabalho da cantora Rita Ribeiro no Projeto Tecnomacumba, resultou na gravação do DVD do Tecnomacumba – a tempo e ao vivo que deve ser lançado até o mês de julho em São Luís.

Este é o primeiro DVD de Rita Ribeiro, após vinte anos de estrada e conta com a participação especial de Maria Bethânia, do maestro Jaime Alem e Caetano Veloso que assina o texto de apresentação do material. “Valeu a pena fazer este registro porque este foi um trabalho que ampliou a minha popularidade, tem uma sonoridade linda e é esteticamente forte.

Eu também não queria gravar um DVD com os sucessos dos meus outros discos. Gravei o DVD do show Tecnomacumba porque ampliou meu trabalho, me deu mais popularidade e é um belo trabalho”, justificou a cantora em entrevista por telefone a O IMPARCIAL.

A cantora acredita que a gravação do DVD se fez necessária por conta da receptividade positiva que o Projeto Tecnomacumba recebeu tanto por parte da crítica quanto do público. “Este lançamento renova o ciclo de atuação do Tecnomacumba. Agora as pessoas poderão levar o show para casa. E quem ainda não o assistiu terá a oportunidade de vê-lo no Canal Brasil por onde será transmitido. Considero um trabalho raro porque estamos há um bom tempo fazendo o Tecnomacumba que não perdeu o fôlego diante do público ”, explicou Rita Ribeiro.

A cantora rodou o Brasil ao longo de seis anos apresentando o repertório do CD homônimo com clássicos brasileiros com influência africana. Entre os sucessos cantados por Rita Ribeiro estão: Domingo 23 de Jorge Benjor.

Babá Alapalá de Gilberto Gil; Oração ao Tempo de Caetano Veloso; Coisa da Antiga de Wilson Moreira e Nei Lopes que foi pinçada do cancioneiro da sambista mineira Clara Nunes; É D’Oxum de Gerônimo e Vevé Calazans, que foi sucesso na voz de Gal Costa na década de 90, e agora ganha versão mais cool na voz de Rita Ribeiro, além de Rainha do Mar do baiano Dorival Caymmi também foi gravada por Gal no LP Gal canta Caymmi, na década de 70.

Um dos momentos mais marcantes em Tecnomacumba – a tempo e ao vivo é quando Rita Ribeiro divide o palco com Maria Bethânia cantando Iansã de Caetano de Gil. Rita faz um resgate da música gravada por Bethânia em 1973.

“Tive a alegria de ter a participação de Maria Bethânia cantando comigo neste trabalho. Ela veio batizar o Tecnomacumba e firmá-lo na música popular brasileira. Eu só tenho a agradecer a Deus por isto”, frisou Rita Ribeiro.

No texto de Caetano o cantor diz: “O disco é um produto de nível profissional impecável, uma prova de que o Brasil anda com as próprias pernas. As combinações rítmicas e timbrísticas das programações eletrônicas com os instrumentos tocados por gente são equilibradas.

O repertório é uma antologia de composições sobre o tema das religiões africanas no Brasil - sempre emolduradas por cantos saídos diretamente dessas práticas religiosas. Às vezes somos levados a nos perguntar coisas como, por exemplo, se o canto sobre Tempo ecoa as lavadeiras de Monsueto ou se o samba de Monsueto é que foi tirado daquele canto.

Assim, há um rendado de motivos, uma rede de lembranças e referências que dão uma textura interna especial ao trabalho. O resultado fica mais para um pop elegante, em que uma boa banda de acompanhamento é temperada por sons tecno, do que para um mergulho radical no mundo dos batuques e da eletrônica. Mais uma vez, o que ressalta é a voz de Rita, sua segurança simpática (isso não é fácil nem freqüente), seu timbre cheio, seus ornamentos chiques porque personalíssimos, sua nobreza maranhense. Esse disco tem um futuro intrigante e pode vir a dizer mais do que parece agora. Vamos ouvir e esperar”, fala o cantor no encarte.

Rita Ribeiro só lamenta que o show Tecnomacumba – a tempo e ao vivo tenha sido apresentado uma única vez aos maranhenses. O fato aconteceu durante as comemorações do aniversário de 393 anos de São Luís em 2005, onde Rita Ribeiro e Elba Ramalho foram as grandes atrações da festa. “Eu lamento que só tive a oportunidade de apresentar este show em São Luís apenas uma vez. Depois disso fiz um show em um reveillon onde fiz um repertório com os sucessos de todos os trabalhos e também com algumas músicas do Tecnomacumba. Mas quero voltar ao Maranhão para mostrar este trabalho para que as pessoas possam entender melhor a sua proposta”, diz a cantora que revela que isso venha acontecer até julho deste ano.

Na platéia do show que aconteceu no Rio de Janeiro, estavam os atores Antonio Pitanga e Thiago Mendonça.

Com figurino vermelho e prata, todo bordado com búzios, Rita Ribeiro recebeu Maria Bethânia no palco do Viva Rio para a gravação de seu primeiro DVD. O registro é do show 'Tecnomacumba'. Na platéia do show, estavam os atores Antonio Pitanga, Thiago Mendonça e Cacau Melo.

Nenhum comentário: