A draga modelo dipper “No Woman, No Cry”, a segunda maior do mundo, já está na fila de entrada na Baía de São Marcos. O anúncio da chegada do equipamento foi feito em dezembro do ano passado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). O equipamento vai executar o aprofundamento do canal de evolução e dos atracadouros do cais sul do Porto do Itaqui. A estimativa é retirar 1,8 milhão/m³, o que vai elevar a profundidade de 11 m para 15 m os berços 101, 102 e 103.
A draga está prevista para atracar no berço 101 para operação de inspeção, no Porto do Itaqui. O conjunto (barcaça e retroescavadeira) foi fabricado na Holanda, de onde partiu no dia 28 de dezembro de 2009 e tinha previsão de chegada na primeira quinzena de janeiro. O transporte do equipamento pelo Oceano Atlântico é complexo, pois necessita de um conjunto de rebocadores para realizar a operação.
A draga foi fabricada no estaleiro da empresa De Donge Shipyard, na Holanda. Trata-se do segundo maior equipamento do mundo e também o mais avançado tecnologicamente, segundo informes da Emap. Os controles da barcaça e da escavadeira são totalmente computadorizados e operam com sistema de localização por satélite.
Mais
Draga “No Woman, No Cry”
Fabricante: De Donge Shipyard
Modelo: dipper
Dimensões: 63,85 x 19 x 4 m
Três caçambas: de 10 m³, de 13 m³ e de 18 m³ de capacidade
Escavadeira: BA 900
Alcance: 26 metros
Acessórios: um braço de 20 m e duas lanças de 10 m e 7 m.
Potência: 1.900 kW (2.548 HP)
Operação: computadorizada
Escava: 660 m³/h de material mole (lodo e areia)
Escava: 375 m³/h de material médio e duro
Nenhum comentário:
Postar um comentário