A movimentação de cargas no Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM/Vale) e Porto da Alumar, foi de 105.417.461de toneladas de cargas em 2009. Os dados são do sítio eletrônico PortosMA, com informações do Sindicato das Agências de Navegação (Syngamar) e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Em comparação com o exercício de 2008, quando foi computado um total de 105.246.939 toneladas, percebe-se uma pequena diferença entre os dois resultados, mais precisamente de 170.522 toneladas de carga, o que significa 0,16% da movimentação de 2009.
O resultado do ano passado superou as estimativas divulgadas em dezembro, com base na movimentação de navios obtida na Pratimar, empresa de praticagem que atua na Baía de São Marcos, que registrou 120 navios no último mês do ano e um total de 1.443 embarcações no acumulado dos 12 meses. A média de carga ficou em 72,5 mil toneladas, o que resultou numa previsão de 104,5 milhões de toneladas até o encerramento do exercício. Já o levantamento feito pelo PortosMA computou 128 navios (oito a mais que a Pratimar) em dezembro de 2009, com um total de 1.451 embarcações no ano, resultando em 105,4 milhões de toneladas.
Ainda de acordo com o levantamento do PortosMA, a Vale movimentou em 2009 um total de 92.226.488 toneladas de cargas em 576 navios. O Porto do Itaqui computou 7.573.527 de toneladas e operou 707 embarcações. Já o Porto da Alumar encerrou 2009 com um total de 176 navios e 5.617.446 de toneladas registradas.
Exportações - Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os portos movimentam 95% da balança comercial do país. Ao longo do ano, empresas de 2.362 cidades do Brasil venderam para mercados estrangeiros US$ 152,99 bilhões. Neste sentido, o Maranhão apresentou o segundo melhor desempenho do Nordeste nas exportações de 2009, com um total de US$ 1,23 bilhão (0,8% da balança nacional). O primeiro lugar ficou com a Bahia, com US$ 7,01 bilhões.
O resultado do Maranhão é, em termos financeiros, menor que o desempenho do Pará, que exportou US$ 8,34 bilhões no ano passado. O estado de São Paulo, que contém o maior porto da América Latina, localizado em Santos, exportou US$ 42,46 bilhões (27,75% da balança brasileira).
Cabe ressaltar que a estimativa de movimentação de cargas em Santos é de 82 milhões de toneladas em 2009. Entretanto, o Complexo Portuário de São Luís movimentou no ano passado 105 milhões de toneladas de carga. Embora o volume de cargas no Maranhão seja maior que em São Paulo, o melhor desempenho financeiro dos portos paulistas se deve à grande diversidade de produtos.
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