Rio de Janeiro - Você vai à nutricionista, segue sua dieta à risca, bate cartão na academia e está perdendo peso. Ótimo! Mas de repente o ponteiro da balança emperra. Você não mudou em nada a sua rotina saudável, mas deixou de perder peso antes de atingir a meta desejada. O que aconteceu de errado?
“O metabolismo se acostumou com a dieta e passou a funcionar mais lentamente”, explica a nutróloga Samantha Enande. E não adianta simplesmente comer menos. Isso vai fazer o metabolismo ficar ainda mais lento, o que causará sintomas como cansaço e irritação.
Essa desaceleração de metabolismo é uma forma de proteção do organismo. “As células de gordura têm receptores que se fecham quando a pessoa passa a comer pouco”, conta a especialista. O organismo está tentando se proteger. Ele desacelera o metabolismo para encontrar um equilíbrio entre o baixo consumo calórico e as reservas de energia. Assim, a pessoa deixa de emagrecer.
O jeito é dar uma chacoalhada no organismo. “Retiro todas as fontes de energia por dois dias, deixando a pessoa apenas com carnes magras e folhas, que devem ser comidas de duas em duas horas”, conta a nutróloga. Isso coloca os receptores das células de gordura em estado de emergência. Eles voltam a abrir, liberando a gordura. A cada dois dias, a pessoa retoma sua alimentação normal. Primeiro, os legumes. Depois, as frutas, seguidas de iogurtes e um pouco de pão ou de arroz integral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário