domingo, 4 de janeiro de 2009

Maranhão entra definitivamente no Programa de Regionalização do Turismo



O Programa de Regionalização do Turismo lançado em abril de 2004 é um dos pilares do Plano Nacional do Turismo, consolida-se com ações efetivas de estruturação e promoção das regiões turísticas brasileiras, fundamentando-se num modelo de gestão política descentralizada, coordenada e integrada, tendo como base os princípios da flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e sinergia nas decisões.

Assim, por meio de um planejamento e coordenação pautados em tais atributos pretende-se ampliar a ação centrada na unidade para uma política pública mobilizadora, capaz de provocar mudanças favorecendo o processo de desenvolvimento do Turismo sob o enfoque local e regional, estadual e nacional.

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil estabelece em suas Diretrizes Operacionais, 09 (nove) Módulos para a sua implementação:

Sensibilização;
Mobilização;
Institucionalização de Instâncias de Governança Regionais;
Elaboração de Planos Estratégicos de Desenvolvimento Turístico nos Pólos;
Implementação dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Turístico nos Pólos;
Roteirização;
Sistema de Informações Turísticas do Programa;
Promoção e Comercialização;
Monitoria e Avaliação.
Neste cenário, o Estado do Maranhão apresenta sete regiões turísticas, com dois destinos indutores de desenvolvimento do turismo regional – São Luís e Barreirinhas – considerados destinos indutores (prioritários) dentro do PNT (2007/2010) e que em um quadro geral, apresentam o seguinte delineamento/formatação:

São Luís: envolvendo os municípios de São Luís (capital), Alcântara, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
Lençóis Maranhenses: envolvendo Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz, Humberto de Campos e Barreirinhas.
Floresta dos Guarás: contemplando Cedral, Cururupu, Guimarães, Porto Rico do Maranhão Apicum-Açu, Mirinzal, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Luís Domingues, Carutapera e Turiaçú.
Delta das Américas: contemplando Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce.
Chapada das Mesas: contemplando Imperatriz, Carolina, Riachão, Balsas, Porto Franco, Estreito, São João do Paraíso e Tasso Fragoso.
Cocais: envolvendo Coelho Neto, Caxias, Codó e Aldeias Altas.
Lagos Floridos: envolvendo Viana, Santa Inês, Penalva, Monção, Lago Verde, Cajari, Conceição do Lago-Açú, São Vicente de Férrer, Vitória do Mearim, Pindaré Mirim, São Bento e Matinha.
Dessa forma, considera-se imprescindível a expansão das ações do Programa de Regionalização do turismo no Estado, para que se possa ter um maior nivelamento qualitativo entre os destinos turísticos maranhenses.
O PRT adota o território como espaço e lugar de integração do homem com o ambiente, dando origem a diversas formas de se organizar e se relacionar com a natureza, com a cultura e com os recursos disponíveis, o que propõe uma coordenação entre organizações sociais, agentes econômicos e representantes políticos, superando a visão estritamente setorial do desenvolvimento.

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão encaminhou o projeto ao Mtur, em dezembro de 2007, o qual foi aprovado e todas as etapas do processo de liberação dos recursos concluídos em agosto de 2008.

Para a Superintendência de Relações Institucionais, esta ação se tornará um Programa Estadual em 2009, com o objetivo de organizar, estruturar, promover e comercializar de forma integrada e compartilhada os destinos turísticos do Estado.

O PRT-Maranhão tem como metas estabelecidas até maio/2009, a realização de:

07 Seminários de Sensibilização e Mobilização:

* Chapada das Mesas

* Delta das Américas

* São Luís

* Floresta dos Guarás

* Parque Lençóis Maranhenses

* Lagos Floridos

* Região dos Cocais


03 Instâncias de Governança:


* Chapada das Mesas

* Delta das Américas

* Florestas dos Guarás


02 Visitas Técnicas:


* Chapada das Mesas

* Lençóis Maranhenses

Organização e Promoção do I Encontro Estadual de Regionalização do Maranhão

O Encontro tem como objetivo integrar as regiões turísticas, trocar experiências e preparar os Roteiros Turísticos do Estado para a participação no 4º Salão de Turismo, que será realizado em São Paulo, no período de 01 a 05 de julho.

Em 2008, já foram realizados 02 Seminários de Sensibilização e Mobilização, em agosto, na Chapada das Mesas, no município de Tasso Fragoso e em dezembro, na Floresta dos Guarás, no município de Cururupu.


Escrito por Setur-MA
Atualizado em ( 31-Dez-2008 )

Nenhum comentário: