quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Guia Turístico do Reggae de São Luís



Reggae para além fronteiras
Edição do dia
Sunday, 28 December 2008 00:00
RONALD ROBSON
DA EQUIPE DE O IMPARCIAL

No último dia 18, às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi lançado o “Guia Turístico do Reggae de São Luís”, em evento destinado ao trade turístico maranhense e a grupos e personalidades do reggae maranhense cadastrados no projeto como “cadeia produtiva do reggae local”. Só agora impressos, os três mil exemplares da primeira tiragem serão distribuídos a agências de turismo, hotéis e comunidades diretamente ligadas à difusão do reggae na capital, sendo esta uma ação do âmbito de promoção do projeto “São Luís – Ilha do Reggae”, que tanto mapeou a produção do gênero musical na cidade, como também investiu na reestruturação de espaços culturais e na pesquisa histórica a respeito do trajeto do gênero musical no Maranhão.

O Guia é um dos resultados obtidos através da parceria entre a Setur e o Serviço de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae). Esta parceria se iniciou em meados do mês de julho, com as visitas de consultores nas áreas de designer, arquitetura e qualidade a casas de show tidas como representantes e promotores autênticos do reggae em São Luís (a seleção desses espaços foi feita por meio do banco de cadastros da Setur – portanto, casas não cadastradas não puderam ser incluídas no projeto). Após as visitas, os consultores propuseram melhorias para os estabelecimentos e elaboraram projetos arquitetônicos personalizados conforme as necessidades individuais.

Após o recebimento desses projetos, os proprietários dos bares participaram de uma nova etapa, que consistiu na captação de recursos junto ao Banco do Nordeste através do programa CrediAmigo. De posse do recurso, as obras foram iniciadas, sendo que alguns bares já as concluíram, enquanto outros dão prosseguimento a elas. Os bares que participaram de todo procedimento estão inseridos no roteiro turístico do reggae local, sendo estes: Roots bar, Celson Cliff, Túnel do Tempo, Bar do Nelson, Creóle, Chama Maré e Cidinho Bar.

O Guia, cujos textos de seus onze “capítulos” foram redigidos por José Ribamar Mendes Bezerra, professor doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que há dez anos desenvolve trabalho de pesquisa sobre o reggae maranhense, teve, desde a elaboração de seu projeto até o resultado final, alguns objetivos bastante delineados. Entre eles, há dois principais: primeiro, fazer o substrato histórico e cultura que dá a medida do que reggae que hoje é feito, tocado e dançado em São Luís; segundo, apontar quais características do reggae ludovicense o torna extremamente particular diante do reggae do restante do país. Quanto aos objetivos secundários, de ordem mais prática, contam-se os de informar turistas, público regueiro e a comunidade em geral sobre o desenvolvimento do reggae local; indicar possibilidades para os turistas visitarem as festas de reggae ludovicenses; instruir o trade turístico (principalmente hotéis, agências e guias de turismo) sobre o movimento reggae; e divulgar a força de trabalho de parte da cadeia produtiva do reggae local.

Eis os onze capítulos que formam o “Guia Turístico do Reggae de São Luís”: “São Luís, capital brasileira do reggae”; Da Jamaica à capital brasileira do reggae”; “O reggae aportou na ilha”; “Regueiros guerreiros”; “Tribos do reggae”; “Reggae na mídia”; “Reggae e a responsabilidade social”; “Reggae o ano todo”; “A linguagem das pedras”; “Roteiro turístico: o caminho das pedras”; e “Informações úteis”.

Nenhum comentário: