quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O reggae que encanta os turistas que visitam a Ilha do Amor está na veia dos maranhenses

Reggae contagia maranhenses e turistas na segunda noite do pós-réveillon

 
A segunda noite do pós-réveillon na Avenida Litorânea foi recheada de ritmos e muita poesia e levantou os presentes com as rimas da Jamaica Brasileira. Antes dos artistas subirem ao palco, a massa foi embalada pelos DJs Ademar Danilo e Joaquim Zaion. Enquanto as “pedras” rolavam já era possível ver a movimentação do público em direção ao palco Antônio Vieira, onde as bandas e cantores se apresentariam ao longo de quase seis horas do autêntico reggae roots na programação do ‘Réveillon de Todos’.
Veja a galeria imagens:
Fotos: Karlos Geromy/Secom
O evento, que é uma realização do Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís, veio de encontro aos amantes e adeptos do reggae. “Na verdade, esse desejo é antigo, pois sempre tivemos a vontade de participar de um projeto dessa magnitude, sem contar que é uma maneira de se criar mais uma opção para os apreciadores do reggae em nossa cidade e turistas. Foi ótimo ver amantes do reggae de todas as idades, todas as vertentes, que dançaram e curtiram”, afirmou a jovem cantora Donna Roots, da banda Capital Roots.
Batizado com o nome ‘Reggae de Todos Nós’, o show trouxe a importância de evidenciar artistas que há muito tempo trabalham no cenário local e até nacional. É o caso do lendário Santa Cruz, que externou sua satisfação com a postura do Governo do Estado em valorizar os cantores maranhenses. “Estou na cena do reggae há dezesseis anos, e não estava morto. A vida é pra sonhar e mesmo com todo esse tempo de carreira, essa é a primeira vez que canto para um público, contratado pelo Estado”.
 
O pensamento foi unânime por parte dos artistas, que subiram ao palco e mostraram a importância da valorização do reggae, que durante muito tempo foi marginalizado e não era visto como cultura, pelo menos nas gestões anteriores. “Acredito que o reggae, além de fazer parte da vida diária do ludovicense, movimenta uma importante cadeia de serviços, o turismo. É muito bom participar desse momento. E digo que o reggae precisa fazer parte do roteiro turístico de São Luís, pois abre um novo viés de onde a pessoa possa ir e dançar agarradinho, sentir as vibrações positivas, que só o ritmo transmite. Portanto, vale a pena ressaltar a excelente iniciativa do Estado e da Prefeitura, pois mexe com toda a cidade, desde o cidadão, o empresário até o turista”, destacou o empresário Leonel Rodrigues.
 
O jeito de dançar agarradinho agradou turistas. “É muito diferente a forma que o maranhense dança. É dançante, mas ao mesmo tempo é romântico, é intimista. Dancei muito, mesmo sem ter muita noção. Mas, o ambiente faz você cair na dança”, comentou o francês Jacques Edmond, que pela primeira vez veio a São Luís.
Pelo palco passaram artistas como Célia Sampaio, Santa Cruz, Fabinho de Jah, Fabiana Rasta, Dicy Rocha, além das bandas Capital Roots, Barba Branca, Criolos D’Ifé, Raja, Kazamata e Raiz Tribal. Os cantores mostraram o melhor da Jamaica Brasileira.
Na noite de domingo (3) o ‘Samba de Todos Nós’ leva 18 atrações de samba para fazer a festa, que começa a partir das 16h com DJ Radio Casarão, seguido da apresentação de Cantinho do Choro. A partir das 18h, Fernanda Garcia, Nivaldo Santos, Patativa, Sami do Cavaco, Adão Camilo, Serrinha, César Teixeira e Joãozinho Ribeiro farão apresentações. A partir das 19h, sobem ao palco os grupos Turma de Vandico, Grupo Argumento, Feijoada Completa, Vamu di Samba, Amigos do Samba, Batuka Negro, Soul Samba e As Brasileirinhas.

Nenhum comentário: