Presidente da Emap, Ted Lago, com representantes do Porto Seco Centro-Oeste durante reunião para firmar parceria. Foto: Divulgação O início das operações da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis atraiu o interesse dos representantes do Porto Seco Centro-Oeste (Anápolis) para a formação de um corredor logístico entre os estados de Goiás e do Maranhão. Nesta semana, a direção do Porto Seco Centro-Oeste e da empresa Claex (Centro Logístico de Apoio à Exportação), com sede em Goiânia, visitou a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), para uma reunião comercial. A integração do Porto do Itaqui com o Porto Seco de Anápolis é estratégica para o estado porque possibilita que a carga que sai da Região Centro-Oeste – que hoje é escoada pelos portos do Sul e do Sudeste – passe a ser escoada pelo Maranhão. “Estamos iniciando um trabalho conjunto de preparação de infraestrutura e vamos realizar alguns investimentos, ainda neste ano, como o pátio de contêineres, inclusive contêineres refrigerados”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago. Para o diretor da Claex, Jorge Luis Soares, a formação de um corredor logístico entre Goiás e Maranhão, usando o Porto Seco de Anápolis e o Porto do Itaqui, trará benefícios para os dois estados. “Nossa intenção é usar o Itaqui como um hub, não só para cargas de cabotagem, mas também para cargas de longo curso. Pretendemos iniciar nossas operações ainda no primeiro semestre deste ano e consolidar essa grande parceria”, disse. Uma parceria que também possibilitará a inclusão do Maranhão no Consórcio Brasil Central, o que deve tornar o Itaqui o porto preferencial dessa região e, ainda, levar mercadorias produzidas no Maranhão para o centro-oeste do Brasil. O consórcio reúne diversos estados da Região Centro-Norte e Distrito Federal. “Estamos seguindo orientação do governador Flávio Dino, fazendo os investimentos necessários para que o Itaqui, além de canal de exportação de grãos e de importação de granéis líquidos, seja também porto preferencial para outras cargas, principalmente em contêiner”, completou o presidente da Emap. Outro aspecto importante dessa parceria é a conexão para o transporte de mercadorias da zona franca de Manaus. Atualmente a carga que passa pelo Porto Seco segue por balsa ou rodovia, em viagens que podem durar até 15 dias. Agora essa carga poderá chegar ao Porto do Itaqui pela ferrovia, reduzindo o tempo de deslocamento pela metade, aproximadamente oito dias. SECOM http://www.ma.gov.br/itaqui-fecha-pa...o-de-anapolis/
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SÃO LUÍS DO MARANHÃO |
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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
ITAQUI FECHA PARCERIA ESTRATÉGICA COM PORTO SECO DE ANÁPOLIS
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