segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cartunista maranhense é premiado pela Organização das Nações Unidas, nos EUA


Raimundo Rucke é natural de Coelho Neto, mas mora no município paulista de Itu há 18 anos; ele recebeu reconhecimento da ONU

Cartunista Rucke e o seu trabalho premiado
Cartunista Rucke e o seu trabalho premiado (Foto: Reprodução/Melkvideo)
O cartunista maranhense Raimundo Rucke ficou em segundo lugar no The United Nations/Ranan Lurie Political Cartoon Awards, premiação organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Associação de Correspondentes Internacionais (UNCA), para homenagear cartuns políticos produzidos em todo o mundo. Natural de Coelho Neto (MA), Rucke mora no município paulista de Itu e já recebeu diversas premiações por seu trabalho.
“Para minha surpresa e alegria, fui um dos premiados da edição de 2015 do The United Nations/Ranan Lurie Political Cartoon Awards, com um trabalho publicado em setembro no jornal o Dia, do Piauí”, disse ele a uma publicação ituense.
O júri do prêmio foi composto por pessoas influentes, como o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, os ganhadores do prêmios Nobel da Paz Mikhail Gorbachev e Oscar Arias Sanchez, e o ator Jeff Bridges, conhecido também por sua luta em favor de causas sociais. A cerimônia de entrega ainda não tem data definida.
Raimundo Rucke receberá 5 mil dólares por um trabalho que mostra um cachorro indo buscar um jornal para o seu dono, mas voltando em seguida bastante assustado com o que viu. “Numa situação normal, o cachorrinho pegaria o jornal e levaria para o dono. Mas este parou diante do jornal e viu uma notícia ou uma imagem muito chocante e voltou muito assustado. O que ele viu fica apenas sugerido, mas com os acontecimentos que abalaram o mundo em 2015 não fica difícil imaginar que notícia trazia o jornal”, explica o cartunista.

Nenhum comentário: