Com Wi-fi e Ar, transporte público de Timon é de fazer inveja aos teresinenses
Reportagem do Teresina Diário foi conhecer de perto as diferenças existentes.
Por Editor
A proximidade física entre os municípios
de Teresina, capital do Piauí e a vizinha cidade de Timon, já no Estado
no Maranhão, não reduz as disparidades existentes no sistema de
transporte público nos dois municípios.
De um lado Teresina, cidade com cerca de
835 mil habitantes, está entre uma capitais com clima mais quente do
Brasil, que varia em média de 30ºC durante todo o ano. Do outro, Timon,
um das maiores cidades do Maranhão, com 160 mil habitantes.
Vamos ao números: De acordo com
o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut), na
capital piauiense, são cerca de 200 mil usuários do transporte coletivo.
Em Timon, a Dmtrans (Departamento Municipal de Trânsito) informou que
não existe um número oficial de usuários, mas especula-se que seja algo
entorno de 100 mil pessoas dependentes do ônibus.
Desde o último dia 17 de agosto após
a implantação de novos veículos com ar-condicionado e roteador wi-fi
(internet sem fio) no sistema de transporte público timonense trouxe de
volta o questionamento aos teresinenses. “Por que em Timon sendo um
município menor existe isso e em Teresina não?”.
Projeto gera polêmica
O questionamento chegou à Câmara de
vereadores de Teresina. A vereadora Cida Santhiago (PHS) apresentou um
projeto que obrigava as empresas de Teresina a climatizar os transportes
coletivos na capital. Sob a alegação de inconstitucionalidade, o
projeto foi derrubado pelos vereadores por 11 votos contrários.
A derrubada da lei imediatamente gerou
grande repercussão nas redes sociais, parlamentares que votaram contra o
projeto foram trucidados por internautas, a repercussão foi tamanha que
na semana seguinte, os mesmos vereadores que votaram contra,
apresentaram um novo projeto com alterações, que segundo eles, o tornava
viável. A medida ainda tramita na câmara.
A Prefeitura de Teresina diz que o
projeto de climatização dos ônibus já está incluso no Plano Diretor de
Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina que está sendo implantado
gradativamente na capital, porém a PMT não soube informar uma data para a
implantação da climatização nos coletivos.
Teresina X Timon
A reportagem do Teresina Diário
foi então na manhã desta quinta-feira (26), conferir de perto o que
sentem os usuários, e as diferenças existentes entre Teresina (PI) e
Timon (MA).
Atravessamos então a Ponte da Amizade, um
minuto depois já estávamos em terras maranhenses. Pegamos um ônibus da
linha Timon City, assim que entramos, a primeira diferença gritante veio
com um choque térmico, sim, dentro coletivo estava frio, muito frio. A
segunda diferença veio no valor anunciado pelo cobrador. R$ 2,00, em
Teresina a passagem custa 0,50 centavos a mais.
O motorista e o cobrador recusaram-se a
falar com nossa equipe, mas vamos aos usuários. Miriam Lima dos Santos,
19 anos, é estudante universitária do curso de Farmácia, ela mora em
Timon e estuda em Teresina. “Melhorou muito com o ar-condicionado, foi
uma jogada de marketing da empresa que foi bem aceita pela população. Eu
acho um absurdo os ônibus de Teresina ainda não terem isso com o clima
que tem”, disse a estudante.
O timonense Alive Pinheiro Osório é
trabalhador autônomo, diariamente em Teresina, ele critica a gestão dos
teresinenses. “Se eu fosse teresinense eu tinha era vergonha, Timon bem
aqui já tem até wi-fi nos ônibus e Teresina os ônibus faltam não andar”,
criticou.
Nossa viagem a bordo de um Timon City
durou cerca de 20 minutos, foi o suficiente para conferir a estrutura
de fazer inveja dos veículos, além dos diferenciais que já citamos, como
ar-condicionado e internet wi-fi, o coletivo também dispõe de vidro
fumê, cortinas, elevador para deficientes e cadeiras especiais para
obesos.
Após constatarmos os itens, desembarcamos
em uma parada de Timon, ouvimos alguns passageiros que estavam no
local. Todos foram unânimes. “Melhorou e muito e agora tem mais opções
de ônibus”, disseram um grupo de pessoas.
Era hora de voltar à Teresina, chegando
na capital, nosso teste foi realizado na avenida José dos Santos e
Silva, centro. Nosso entrevistado, Anderson Lima, o estudante de
Educação Física também criticou o sistema de ônibus teresinense, “Ônibus
sucateados, calor, passagem cara, poucos carros na rota, nada presta” ,
ele foi enfático.
Fomos então conferir. Pedimos parada para
vários ônibus e nenhum deles parava, foi aí que uma senhora nos
informou que eles [ônibus] só param em paradas pré-determinadas em
virtude da integração.
Integração ajuda pouco
Já como parte do Plano Diretor de
Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina, que a prefeitura informou
que está sendo implementado gradativamente na capital, os ônibus em
Teresina só param em pontos da mesma zona para o qual fazem, é a chamada
integração.
O método dá gratuidade a segunda passagem
em ônibus pegos em um intervalo inferior a 1 hora. Segundo os
passageiros, isso não ajuda muito. “Poucas pessoas pegam um ônibus em
menos de 1 hora, só se a pessoa for pra um lugar que necessite usar dois
ônibus, porque é um intervalo de tempo muito pequeno”, disse Anderson.
Depois de algum tempo de espera, enfim um
parou. Pegamos a linha Buenos Aires-Porto Alegre, linha da zona norte
de Teresina, ao entrar, o valor cobrado pela passagem foi de R$ 2,50.
O calor igual ao da parada era visto no suor do rosto dos passageiros,
cada um com um “abano” nas mãos. “Pode filmar moço, mostre aqui a
situação desse ônibus velho só o bagaço”, disse uma senhora ao
avistar nossa equipe com a câmera fotográfica.
Então fomos conversar com a estudante
Silvia Vitória, de 18 anos, estudante do ensino médio, ela mora no
bairro Porenquanto e estuda no centro. “Como você está vendo eu estou
suando porque o calor é demais, fora que esse ônibus quando dar um freio
é um barulho tão grande que a gente pensa que ocorreu foi um acidente”,
disse.
Empresa só atua em Timon por Liminar
Embora a opinião da população de Timon e Teresina sejam iguais em relação a qualidade do serviço oferecido pela Timon City,
a empresa só conseguiu atuar no município maranhense após obter uma
liminar na justiça. A empresa concorrente Dois Irmãos entrou com uma
ação para suspender a circulação da frota na cidade pois a mesma não
havia participado de licitação para oferecer o serviço.
De acordo com o proprietário da R.A
Viagens, que mantém a linha Timon City, Ramon Alves, a não abertura de
licitação por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)
fez com que o empresário ingressassem com ação na justiça federal para
oferecer o serviço. “A gente fez uma ação e ganhou em Brasília, porque a
ANTT está com muitos anos que não abre uma licitação. A assim que a
gente ganhou em prometi que nós iriamos fazer o transporte de todos os
passageiros de graça durante 5 dias, só que a lei não nos permitiu, hoje
pergunte aqui em Timon quem não está satisfeito com nosso serviço”,
disse ele nos desafiando.
O desafio feio pelo empresário à equipe
de reportagem foi aceito, e constatou-se passageiros satisfeitos e até
agradecidos pelo novo sistema de transporte oferecido em Timon. Resta
aos teresinenses aguardar pela concretização do Plano Diretor de
Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina.
Repórter: Lucas Pereira
Fonte AQUI
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