terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Deu no Teresina Diário: Transporte público de Timon é de fazer inveja.

Com Wi-fi e Ar, transporte público de Timon é de fazer inveja aos teresinenses

Reportagem do Teresina Diário foi conhecer de perto as diferenças existentes.

Por Editor
IMG_3586(Cidade de Timon, Maranhão / fotos: Lucas Pereira)
A proximidade física entre os municípios de Teresina, capital do Piauí e a vizinha cidade de Timon, já no Estado no Maranhão, não reduz as disparidades existentes no sistema de transporte público nos dois municípios.
De um lado Teresina, cidade com cerca de 835 mil habitantes, está entre uma capitais com clima mais quente do Brasil, que varia em média de 30ºC durante todo o ano. Do outro, Timon, um das maiores cidades do Maranhão, com 160 mil habitantes.
Vamos ao números: De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut), na capital piauiense, são cerca de 200 mil usuários do transporte coletivo. Em Timon, a Dmtrans (Departamento Municipal de Trânsito) informou que não existe um número oficial de usuários, mas especula-se que seja algo entorno de 100 mil pessoas dependentes do ônibus.
Desde o último dia 17 de agosto após a implantação de novos veículos com ar-condicionado e roteador wi-fi (internet sem fio) no sistema de transporte público timonense trouxe de volta o questionamento aos teresinenses. “Por que em Timon sendo um município menor existe isso e em Teresina não?”.
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Projeto gera polêmica
O questionamento chegou à Câmara de vereadores de Teresina. A vereadora Cida Santhiago (PHS) apresentou um projeto que obrigava as empresas de Teresina a climatizar os transportes coletivos na capital. Sob a alegação de inconstitucionalidade, o projeto foi derrubado pelos vereadores por 11 votos contrários.
A derrubada da lei imediatamente gerou grande repercussão nas redes sociais, parlamentares que votaram contra o projeto foram trucidados por internautas, a repercussão foi tamanha que na semana seguinte, os mesmos vereadores que votaram contra, apresentaram um novo projeto com alterações, que segundo eles, o tornava viável. A medida ainda tramita na câmara.
A Prefeitura de Teresina diz que o projeto de climatização dos ônibus já está incluso no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina que está sendo implantado gradativamente na capital, porém a PMT não soube informar uma data para a implantação da climatização nos coletivos.
Teresina X Timon
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A reportagem do Teresina Diário foi então na manhã desta quinta-feira (26), conferir de perto o que sentem os usuários, e as diferenças existentes entre Teresina (PI) e Timon (MA).
Atravessamos então a Ponte da Amizade, um minuto depois já estávamos em terras maranhenses. Pegamos um ônibus da linha Timon City, assim que entramos, a primeira diferença gritante veio com um choque térmico, sim, dentro coletivo estava frio, muito frio. A segunda diferença veio no valor anunciado pelo cobrador. R$ 2,00, em Teresina a passagem custa 0,50 centavos a mais.
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O motorista e o cobrador recusaram-se a falar com nossa equipe, mas vamos aos usuários. Miriam Lima dos Santos, 19 anos, é estudante universitária do curso de Farmácia, ela mora em Timon e estuda em Teresina. “Melhorou muito com o ar-condicionado, foi uma jogada de marketing da empresa que foi bem aceita pela população. Eu acho um absurdo os ônibus de Teresina ainda não terem isso com o clima que tem”, disse a estudante.
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O timonense Alive Pinheiro Osório é trabalhador autônomo, diariamente em Teresina, ele critica a gestão dos teresinenses. “Se eu fosse teresinense eu tinha era vergonha, Timon bem aqui já tem até wi-fi nos ônibus e Teresina os ônibus faltam não andar”, criticou.
 Nossa viagem a bordo de um Timon City durou cerca de 20 minutos, foi o suficiente para conferir a estrutura de fazer inveja dos veículos, além dos diferenciais que já citamos, como ar-condicionado e internet wi-fi, o coletivo também dispõe de vidro fumê, cortinas, elevador para deficientes e cadeiras especiais para obesos.
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Após constatarmos os itens, desembarcamos em uma parada de Timon, ouvimos alguns passageiros que estavam no local. Todos foram unânimes. “Melhorou e muito e agora tem mais opções de ônibus”, disseram um grupo de pessoas.
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Era hora de voltar à Teresina, chegando na capital, nosso teste foi realizado na avenida José dos Santos e Silva, centro. Nosso entrevistado, Anderson Lima, o estudante de Educação Física também criticou o sistema de ônibus teresinense, “Ônibus sucateados, calor, passagem cara, poucos carros na rota, nada presta” , ele foi enfático.
Fomos então conferir. Pedimos parada para vários ônibus e nenhum deles parava, foi aí que uma senhora nos informou que eles [ônibus] só param em paradas pré-determinadas em virtude da integração.
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Integração ajuda pouco
Já como parte do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina, que a prefeitura informou que está sendo implementado gradativamente na capital, os ônibus em Teresina só param em pontos da mesma zona para o qual fazem, é a chamada integração.
O método dá gratuidade a segunda passagem em ônibus pegos em um intervalo inferior a 1 hora. Segundo os passageiros, isso não ajuda muito. “Poucas pessoas pegam um ônibus em menos de 1 hora, só se a pessoa for pra um lugar que necessite usar dois ônibus, porque é um intervalo de tempo muito pequeno”, disse Anderson.
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Depois de algum tempo de espera, enfim um parou. Pegamos a linha Buenos Aires-Porto Alegre, linha da zona norte de Teresina, ao entrar, o valor cobrado pela passagem foi de R$ 2,50. O calor igual ao da parada era visto no suor do rosto dos passageiros, cada um com um “abano” nas mãos. “Pode filmar moço, mostre aqui a situação desse ônibus velho só o bagaço”, disse uma senhora ao avistar nossa equipe com a câmera fotográfica.
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Então fomos conversar com a estudante Silvia Vitória, de 18 anos, estudante do ensino médio, ela mora no bairro Porenquanto e estuda no centro. “Como você está vendo eu estou suando porque o calor é demais, fora que esse ônibus quando dar um freio é um barulho tão grande que a gente pensa que ocorreu foi um acidente”, disse.
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 Empresa só atua em Timon por Liminar
Embora a opinião da população de Timon e Teresina sejam iguais em relação a qualidade do serviço oferecido pela Timon City, a empresa só conseguiu atuar no município maranhense após obter uma liminar na justiça. A empresa concorrente Dois Irmãos entrou com uma ação para suspender a circulação da frota na cidade pois a mesma não havia participado de licitação para oferecer o serviço.
(Empresário Timon City / foto: reprodução)
De acordo com o proprietário da R.A Viagens, que mantém a linha Timon City, Ramon Alves, a não abertura de licitação por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) fez com que o empresário ingressassem com ação na justiça federal para oferecer o serviço. “A gente fez uma ação e ganhou em Brasília, porque a ANTT está com muitos anos que não abre uma licitação. A assim que a gente ganhou em prometi que nós iriamos fazer o transporte de todos os passageiros de graça durante 5 dias, só que a lei não nos permitiu, hoje pergunte aqui em Timon quem não está satisfeito com nosso serviço”, disse ele nos desafiando.
O desafio feio pelo empresário à equipe de reportagem foi aceito, e constatou-se passageiros satisfeitos e até agradecidos pelo novo sistema de transporte oferecido em Timon. Resta aos teresinenses aguardar pela concretização do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina.
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Repórter: Lucas Pereira

Fonte AQUI  


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