sábado, 27 de setembro de 2014

Ator maranhense Breno Nina, protagoniza o longa O último Cine Drive-in, do diretor brasiliense Iberê Carvalho.

Ator maranhense no Festival do Rio

Breno Nina protagoniza o longa O último Cine Drive-in, do diretor brasiliense Iberê Carvalho.
Italo Stauffenberg
Da equipe de O Estado
 
Foto: Divulgação
O ator Breno Nina no set de gravação
A magia do cinema a céu aberto e uma difícil relação familiar. Esse foi o desafio do ator maranhense Breno Nina, que atuou recentemente no longa-metragem O último Cine Drive-in. O filme é uma coprodução da Pavirada Filmes, Ligocki Entretenimento e Chroma Comunicação. É dirigido por Iberê Carvalho e traz no elenco, além de Breno Nina, os atores Othon Bastos, Rita Assemany, Chico Sant’anna, Fernando Rocha, André Deca, Rosanna Viegas e Vinícius Ferreira e participação especial de Mounir Maasri e Zécarlos Machado. A montagem fará sua estreia no Festival do Rio 2014, que começou no dia 24 e segue até o dia 8 de outubro, e concorrerá ao Troféu Redentor na Mostra Competitiva Première Brasil. O filme será exibido na próxima quinta-feira.
Para o ator Breno Nina, gravar o primeiro longa-metragem, que está concorrendo em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, é um momento ímpar. “O Festival do Rio é uma das principais janelas para quem trabalha no meio artístico”, disse o ator.
O projeto fílmico nasceu da necessidade de retratar uma relação familiar complicada pelo distanciamento entre pai e filho e teve como pano de fundo a situação emblemática que enfrenta o Cine Drive-in, em Brasília. Único cinema a céu aberto em atividade no Brasil, o Cine Drive-in sofre com pressões financeiras e políticas. Corre o risco de ser fechado e anexado ao Autódromo Internacional Nelson Piquet, mas já há um projeto de lei para tornar o cinema Patrimônio Cultural Material do Distrito Federal.
“O Drive-in me pareceu o espaço ideal para falar de uma relação que está perdida no tempo. Presa ao passado. Paralelamente, o filme também faz uma metáfora de que nossos espaços culturais estão na UTI, assim como a mãe de Breno”, descreve Iberê Carvalho, que elogia o desempenho do maranhense. “Conheci o Breno quando dirigi um videoclipe do rapper MV Bill. Foi um trabalho rápido, mas foi suficiente para perceber que é um ator que se entrega, confia na direção e gosta muito do que faz. Isso foi decisivo para a sua escolha”, destaca.

Conflito - Em O último Cine Drive-in, Marlonbrando (Breno Nina) é um rapaz que, vítima da separação dos pais ainda na infância, vive distanciado do contato com o pai. Apesar de conservar na memória a época de ouro do Cine Drive-in, empresa ao qual seu pai era proprietário, Marlonbrando vive em Anápolis, interior do estado de Goiás, com Fátima (Rita Assemany), sua mãe, desde o divórcio. Mãe e filho voltam a Brasília para que Fátima realize um exame no Hospital de Base do Distrito Federal. Nessa circunstância, ele se depara com a necessidade de pedir ajuda ao pai, com quem não tem contato há muitos anos. Almeida (Othon Bastos) é proprietário do cinema e o mantém ativo apenas com dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete, e José (Chico Sant’anna), um velho amigo de Almeida, que cuida da bilheteria e dos serviços de limpeza. A chegada de Marlonbrando a Brasília traz consigo a ameaça de demolição do Cine Drive-in e a perturbadora mudança na relação entre pai e filho.
Todo o filme foi gravado em três meses com locações no Cine Drive-in, Hospital de Base do Distrito Federal e na cidade de Anápolis/GO. O último Cine Drive-in tem trilha sonora original composta por Sasha Kratzer, Zepedro Gollo e Bruno Berê, além das participações dos músicos Dillo Daraújo e Ted Falcon.
Breno Nina tem 27 anos e é de São Luís. O contato com a esfera artística aconteceu ainda na adolescência, quando aos 13 anos atuou em seu primeiro espetáculo. “Comecei a fazer teatro no Colégio Educator, aqui em São Luís, quando tinha 13 anos. A peça se baseava na tragédia grega de Antígona, tinha direção de Sérgio Helal e fazia parte da programação do Festival Maranhense de Teatro Estudantil”, conta o ator.
Após concluir o ensino médio, Nina mudou-se para Brasília onde fez o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade de Brasília. Paralelamente, apresentava-se em espetáculos. Logo após a passagem pela capital federal, participou do elenco da novela da Rede Globo, Cheias de Charme, interpretando o segurança Wanderley, que trabalhava com a estrela Chayene (Cláudia Abreu). “Era interessante. Por mais que tivesse poucas falas, estar no elenco fixo me possibilitou saber como é que funciona o dia a dia de fazer telenovela”, relata Nina.

Mais


O Cine Drive-in foi inaugurado em 25 de agosto de 1973. É o único cinema a céu aberto em atividade no Brasil. Tem 15 mil metros quadrados de área asfaltada e é capaz de acomodar 500 veículos em seu estacionamento. Os filmes são visualizados por uma tela de concreto que mede 312 metros quadrados. O local possui uma torre de som com uma estação de rádio FM para transmitir a gravação do filme em estéreo pelos rádios dos carros. Para quem não possui som interno é só acender o farolete e solicitar o som.
O Projeto de Lei 1608/2013 está tramitando na Câmara Legislativa do Distrito Federal, mas devido a interferências ainda não foi votado.

Nenhum comentário: