quinta-feira, 7 de agosto de 2014

60 policiais estão aptos a atuar no Centro Histórico de São Luís

Eles fazem parte de três turmas capacitadas desde o mês de julho pelo Projeto Reviver com Segurança, que tem como objetivo coibir crimes.


Foto: Fabrício Cunha
Capacitados pelo Projeto Reviver com Segurança
 
Lançada no início do mês de julho, o Projeto Revi-ver com Segurança já capacitou 60 policiais militares (PM). Iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), Turismo (Setur) e Cultura (Secma), o objetivo é treinar o efetivo que atua no Centro Histórico de São Luís para, além de coibir crimes, atender melhor os turistas. Segundo dados da Companhia de Policiamento Independente de Turismo (CpTur Ind), 80 ocorrências foram registradas no primeiro semestre deste ano na área da Praia Grande onde foi desenvolvido o Projeto Reviver.
Desde o dia 5 de junho, quando foi lançado o Projeto Reviver com Segurança, três turmas de 20 policiais passaram pela capacitação. A maior parte dos policiais treinados fazem parte da CpTur Ind, mas policiais de outras unidades também foram capacitados. "Como o trabalho policial é dinâmico, policiais de outras unidades também foram treinados, porque eles podem atender algum turista que esteja em outra área da cidade, que não seja o Centro Histórico, ou pode vir a trabalhar nessa área", explicou o subcomandante da companhia, tenente Edmilson.
Treinamento - Durante o treinamento, eles recebem noções sobre a história da cidade, localização dos principais pontos turísticos e práticas de bom atendimento. O treinamento tem aulas teóricas, no período da manhã, e um citytuor no fim do dia.
Por meio dessa parceria entre as secretarias de Estado, os policiais militares capacitados poderão melhorar a segurança da área do Centro Histórico, sobretudo por meio da prevenção, informando aos visitantes quais os melhores horários para frequentar cada logradouro da área, evitando assim que os turistas se coloquem em posição de vulnerabilidade.

Ocorrências - De janeiro a junho deste ano, foram registradas 80 ocorrências na Praia Grande. A maioria foram roubos, 23 do total. Também houve casos de furtos, lesões corporais, ameaças, tentativa de roubo, desacato, tumultos e homicídios. "Os casos de homicídios registrados foram resultado de briga entre criminosos. Nenhum envolveu turista ou visitante", garantiu tenente Edmilson.
Em junho, houve ainda a apreensão de entorpecentes. Conforme a CPTur Ind, o recolhimento de armas brancas e drogas é comum, principalmente às sextas-feiras, dia de maior fluxo de pessoas na região, quando o local recebe entre 2.500 e 3 mil pessoas, entre moradores da capital e turistas.
A Avenida Beira-Mar é o principal ponto de ação de criminosos da região. Localizada na Rua da Estrela, principal ponto de concentração de pessoas, a Praça Nauro Machado também aparece como um dos principais pontos de ações criminosas, assim como as ruas da Palma, Humberto de Campos, Portugal e Boa Ventura.
Desde abril, a área do Centro Histórico tem policiamento 24h, com 32 policiais responsáveis pela segurança da região. O trabalho é reforçado com o uso de duas viaturas e duas motocicletas. Das 6h às 11h e das 18h às 23h, policiais fazem rondas pela área em motocicletas. O policiamento a pé é reforçado das 7h30 às 13h30 e das 13h30 às 19h30 e viaturas circulam pela área 24 horas por dia. "Somente a presença do policial na rua já inibe a ação criminosa", afirmou o tenente Edmilson.
A comerciante Maiara Sodré afirmou que as novas práticas de segurança adotadas no Centro Histórico têm surtido o efeito esperado. "Ainda há problemas, mas você percebe a ação da polícia quando necessário. Nos dias de maior circulação, os policiais fazem rondas constantes e quando ocorre algum problema eles resolvem rapidamente. A gente já se sente um pouco mais tranquilo", comentou.

Ocorrências


23 roubos
11 furtos
11 lesões corporais
9 averiguações de denúncias
8 ameaças
7 casos de desacato
4 apreensões de drogas
3 homicídios
2 tentativas de roubo
2 tumultos

Nenhum comentário: