domingo, 1 de junho de 2014

Orquestra Sinfônica do Maranhão será criada

Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão terá seleção para músicos componentes por meio de edital.

Foto: Divulgação
Maestro Joaquim Santos rege a Orquestra
 
Sonho antigo de diversos músicos maranhenses, o Maranhão ganhará uma Orquestra Sinfônica, afirmou o diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lila Lisboa de Araújo (EMEM), Raimundo Luiz. Uma orquestra sinfônica é um conjuto musical completo, com no mínimo 80 músicos. Em alguns casos, esse número pode variar, conforme a obra reproduzida.
A orquestra deverá ser instalada no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol) e para sua formação, músicos e regentes de outros estados estão sendo recrutados para se deslocarem a São Luís no intuito de fazer a seleção dos candidatos e formatar a proposta. A seleção acontecerá por meio de edital, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Músicos profissionais e estudantes de música em níveis avançados poderão participar, entre maranhenses e até quem reside em outros estados. Conforme Raimundo Luiz, a ideia é também que sejam ministrados cursos a músicos locais no futuro. “Como uma espécie de intercâmbio musical”, disse o músico regente da Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão, Joaquim Santos, adiantando que a previsão é que o projeto comece a sair do papel no segundo semestre.
Para os músicos selecionados no edital a ser aberto, será oferecida bolsa salário com duração de dois anos, tempo suficiente para que a orquestra se estabeleça e se fortaleça. De acordo com Joaquim Santos, uma orquestra sinfônica é dividida nas seguintes categorias de instrumentos: madeiras, metais, percussão e cordas. A quantidade varia. Os músicos tocarão, por exemplo, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, flautins, trompas, trompetes, trombones, tubas, bumbos, tímpanos, triângulos, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, entre outros.
O lançamento do projeto acontecerá na próxima terça-feira, no Teatro Arthur Azevedo, por ocasião do aniversário de 197 anos do teatro. Nessa noite, haverá apresentação, às 20h, da Orquestra de Cordas da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo.

Concerto – O Concerto, que terá cerca de 60 minutos e contará no repertório com peças de Mozart, Antônio Rayol, Anacleto de Medeiros e Pucell, será apresentado por professores e alunos da Emem e outros músicos das seções de madeira (flautas e clarinetes) e de sopro convidados, que são o embrião da Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão. Na formação, a orquestra do concerto terá sete violinos, uma viola, dois violoncelos, um contrabaixo, flautas, clarinetes, trompa, trompetes, trombones e tuba, com regência do maestro Joaquim Santos.

Palco - O Teatro Arthur Azevedo comemora 197 anos de história. Por seu palco, já passaram grandes espetáculos e expoentes das artes cênicas do Maranhão, do Brasil e de outros países. Ao longo de quase duas centenas de existência, mantém-se como o segundo mais antigo teatro em atividade no Brasil, ficando atrás apenas do Teatro Ouro Preto (MG). Além disso, é um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil, por suas características museológicas. Há dois anos, recebeu mais um título: um dos 7 Tesouros do Patrimônio Cultural Imaterial de São Luís, título concedido pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais, quando das comemorações em torno dos 400 anos da cidade de São Luís.

Serviço


• O quê
Lançamento da Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão
• Quando
Dia 3 de junho
• Onde
Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
• Entrada franca

Nenhum comentário: