terça-feira, 4 de março de 2014

Escolas fazem grande espetáculo no retorno à Passarela do Samba

 
A noite de domingo na Passarela do Samba, no Anel Viário, foi de muita animação, luxo e brilho.

Mario Carvalho
Da equipe de O Estado

 
Alegria, versatilidade e muita animação foram os ingredientes do espetáculo encenado na Passarela do Samba, no Anel Viário, na noite de domingo (2), por agremiações que só parou nas primeiras horas da madrugada de ontem. A festa foi aberta pelo desfile dos blocos organizados e atingiu a temperatura máxima com a passagem das escolas de samba, que levantaram o público, que lotou as arquibancadas e camarotes da avenida. As escolas retornaram à Passarela dois anos após a suspensão da programação no espaço.
A novidade deste ano na Passarela foi distribuição do desfile entre blocos organizados e escolas de samba. Para alguns foliões, essa mistura deu uma animação a mais. Segundo a estudante Fernanda Ribeiro, há toda uma expectativa durante o desfile das escolas de samba e, misturando as apresentações com os blocos organizados, as torcidas nas arquibancadas passam a ser maior. "Espero que a Prefeitura de São Luís mantenha essa estratégia, pois a população vem prestigiar e a festa só tem a ganhar", disse.
O desfile do domingo foi aberto pelo bloco Unidos da Vila Embratel, fundado em 1992, que levou para a avenida cerca de 300 componentes. A festança foi seguida pelos Sambistas Carocudos, Unidos do Porto Grande e Pau Brasil. Os Gorgeadores da Vila Palmeira se mostraram inusitados ao trazer o bonde do amor para a Passarela, seguido de Os Cobras das Estrelas da Madre Deus. Encerrando a programação, o bloco Mocidade de Fátima trouxe um tigre estilizado e uma explosão de cores.
O acesso à Passarela foi liberado mediante a retirada gratuita de ingressos, por pessoa e por setor, desde às 14h. A distribuição dos ingressos ficou sujeita ao limite de 4.900 lugares por dia, não podendo ultrapassar a margem estipulada pela coordenação da folia.
Um efetivo de 80 policiais foi acionado pela Polícia Militar para garantir mais segurança na Passarela do Samba e entorno do Anel Viário. Também foram montados postos de atendimento médico para primeiros socorros, com ambulância disponível durante o horário da programação.
O ponto alto da festa se deu num clima de muita animação e um exuberante colorido das escolas de samba do grupo especial de São Luís. O brilho dos fogos de artifício clareando o céu anunciou o sinal verde para que milhares de foliões pudessem desfilar pela Passarela. Cada agremiação carnavalesca tinha apenas uma hora para mostrar na avenida aquilo que foi ensaiado nas quadras das escolas de samba para buscar a conquista do título.

Marambaia do Samba - A primeira agremiação a pisar na Passarela foi a turma do Bairro de Fátima com a animação da Marambaia do Samba, que trouxe este ano para o corredor da folia o tema Ser Marambaia é ser feliz no dia a dia, é superar a tristeza com alegria. Para levantar a multidão nas arquibancadas, a escola fez um resgate na história da agremiação, que foi fundada em 1954. Nas cores azul, amarelo e branco, a Marambaia trouxe no enredo as origens da escola.
A comissão de frente mostrou criatividade e versatilidade na avenida, sempre acompanhada de uma bateria que imprimiu um ritmo forte e esquentou os tamborins na avenida. Para tentar contar a história, a escola trouxe para a Passarela cerca de 1.300 componentes e quatro carros alegóricos e uma animada ala de baianas.

Nenhum comentário: