quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Petrobras confirma para abril o processo licitatório da refinaria do Maranhão

(Como já era esperado o golpe da refinaria está de volta para reeleger Dilma.)

Segue abaixo a reportagem na íntegra publicada pelo Jornal O Estado do Maranhão

A Premium I, até então um projeto em avaliação, passou a integrar a carteira de processo em licitação no Plano de Negócios e Gestão da estatal. 



A Refinaria Premium I, em Bacabeira, tem processo licitatório para implantação confirmado para abril deste ano. Foi o que informou ontem a presidente da Petrobras, Graça Foster, durante a divulgação do Plano Estratégico 2030 e Plano de Negócios e Gestão (PGN) da companhia para o período 2014-2018.
A Premium I, que até então aparecia como projeto em avaliação, mudou de status e no novo Plano de Negócios e Gestão da Petrobras integra a carteira de processo em licitação, assim como a Premium II, no Ceará, e projetos de exploração e produção no Brasil que ainda passarão por contratação de suas unidades.
"Estamos trabalhando para abril a licitação das refinarias Premium I e II", disse Graça Foster. Ela adiantou que a possível parceria com estatal chinesa Petrochemical Corporation Sinopec para entrar como sócio do projeto de refino no Maranhão está em elevado nível de maturidade.
A Petrobras e a Sinopec assinaram, em junho do ano passado, Carta de Intenções com o objetivo de desenvolver estudo conjunto para o projeto da Refinaria Premium I e a possível viabilidade de criação de uma joint venture entre as empresas, para implementação do empreendimento em Bacabeira.
Ontem, Graça Foster informou que outros investidores manifestaram interesse na parceira. "É preciso que se garanta aos sócios a rentabilidade do negócio", observou, dando a entender que se trata de uma discussão bem detalhada e complexa.
O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, lembrou que a Refinaria Premium I passou por um processo de avaliação do projeto, mas que o empreendimento está no plano de investimentos da companhia.

Maior - A Premium I, que será instalada em Bacabeira, a 60 km de São Luís, será a maior refinaria da Petrobras, com capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo. A unidade produzirá óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, GLP (gás de cozinha), bunker (combustível para navios) e coque.
Numa primeira fase o empreendimento, as obras de terraplenagem atingiram 100% da área sul do terreno, atendendo ao cronograma inicial de implantação do projeto.
Quando foi lançada pela Petrobras, a Refinaria Premium I estava orçada em R$ 40 bilhões. Esse valor de investimento, porém, foi reavaliado e submetido a métricas internacionais. O projeto foi redesenhado no exterior, para reduzir custos e se tornar mais viável.

Nenhum comentário: