quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Estação Ferroviária de São Luís é entregue após modernização

 
Com reforma realizada pela Vale, a estação ficou com capacidade de atendimento 57% maior.
 


A Vale entregou, em solenidade realizada na tarde de ontem, as novas instalações da Estação Ferroviária de São Luís, situada no Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga, responsável pelo embarque e desembarque de passageiros do trem operado pela empresa e que realiza, três vezes na semana, o percurso São Luís/Parauapebas (PA). Com a entrega dos serviços, finalizados em um ano, a nova estação ampliou em 57% a sua capacidade de atendimento a usuários.
A Estação Ferroviária passa a contar com novos equipamentos e um painel de senhas que devem agilizar o atendimento na bilheteria, para a aquisição de passagens. Além disso, houve ampliação da área comum aos passageiros. Também foram reformadas a lanchonete e a sala VIP para atendimento às pessoas com deficiência, idosos com dificuldade de locomoção e gestantes.
De acordo com o gerente do Trem de Passageiros da Vale, Gustavo Mucci, a reforma da Estação Ferroviária de São Luís faz parte do macroprojeto de substituição dos vagões do trem de passageiros, previsto para 2015. "Temos uma média estimada de 1.300 pessoas por dia utilizando o trem para viagens partindo de São Luís. Estimamos ainda um índice aproximado de 350 mil pessoas por ano fazendo uso desse tipo de transporte. Portanto, é uma grande demanda a ser atendida, e que deve receber o respaldo da Vale, por meio do conforto das instalações, tanto do trem quanto das estações", disse.
Segundo o diretor de Operações do Sistema Norte da Vale, Carlos Mello Júnior, a entrega da nova estação reforça o compromisso da empresa com o bem-estar das pessoas. "Por meio de ações como essa, a Vale não pensa apenas no lucro em si, mas em valorizar àqueles que são fundamentais para a existência da empresa, nesse caso, o público. Além disso, nossas viagens facilitam a vida de quem deseja estar no território paraense, por exemplo, já que em média, nossas viagens duram 16 horas, sete a menos do que se a viagem fosse feita de ônibus", disse.
Ontem, na reinauguração da Estação ferroviária, alguns usuários estiveram no local efetuando a compra de passagens, visando ao feriado prolongado do Carnaval. "Aqui estava precisando mesmo de uma reforma. Ficou tudo muito moderno e fácil, em termo de acesso", disse o autônomo Reginaldo Pereira Castro, que comprou uma passagem de trem, com destino a Altamira do Pindaré (MA).
O motorista Evaldo Pereira também procurou a Estação Ferroviária de São Luís com o objetivo de adquirir passagem com destino a Parauapebas (PA). "Vim aqui e comprei rápido a passagem. Só que, diante da grande procura, só tem passagem para o sábado, depois do Carnaval. Vou esperar, afinal é o jeito", disse.

Nenhum comentário: