terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Construção da Avenida IV Centenário avança; serviço deve ser finalizado em maio

Obra desafogará o trânsito na região da Camboa, Liberdade e adjacências, contribuindo para o processo de mobilidade urbana.


As obras para a construção da Avenida IV Centenário, em São Luís, avançam com mais de 70% dos serviços concluídos. A previsão é de que a construção da via termine no fim do mês de maio e, assim que isso acontecer, a avenida se tornará mais uma opção para desafogar o trânsito na capital, na região da Camboa, Liberdade e adjacências, contribuindo para o processo de mobilidade urbana.
A Egesa, empresa responsá-vel pela construção da avenida, está passado por problemas financeiros e não deve concluir os serviços no local. Machado explicou que esse problema não deve comprometer o andamento dos trabalhos, pois já foi aberto o processo licitatório para a contratação da empresa que concluirá as obras.
"A Egesa está concluído as atividades que estão no contrato e, depois disso, se desvincula da obra. Houve um pequeno atraso por causa disso, mas já foi aberta, no dia 31 de janeiro, a licitação para contratação da nova empresa, e o processo no momento está sendo analisado", pontuou Márcio Machado
A Avenida IV Centenário começa na interseção com a Avenida Camboa, estendendo-se até a Avenida dos Franceses. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, um na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. A via, com 3,8 quilômetros de extensão, tem duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia. As atividades estão sendo executadas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Avanços - De acordo com Márcio Machado, coordenador do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, os próximos serviços que serão executados na via serão a pavimentação e a iluminação da avenida.
"Estão faltando apenas a pavimentação, a iluminação, a conclusão do encaixe da avenida com a dos Franceses e o término da construção de algumas pontes. Terminados esses serviços, a avenida estará em pleno funcionamento. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no fim do mês de maio", afirmou Márcio Machado.

Melhorias - Além da construção da Avenida IV Centenário, o PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades, beneficiando famílias que foram removidas das palafitas.
O projeto também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. No total, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias, uma média de 60 mil pessoas. O projeto prevê a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde.

Nenhum comentário: