domingo, 19 de janeiro de 2014

Betto Pereira comemora 25 anos de carreira com o trabalho Samba que é bom

Sambas com gente bamba


Betto Pereira comemora 25 anos de carreira com o trabalho Samba que é bom; registro irá ser base para gravação de DVD.

Evandro Júnior
Da equipe de O Estado

 

Foto: Divulgação
Betto Pereira

O cantor Betto Pereira prepara-se para a gravação de seu primeiro DVD depois do Carnaval. No registro, ele apresentará canções de seu mais recente trabalho Samba que é bom, que traz 12 músicas, algumas gravadas com artistas convidados. Durante a gravação do DVD, ele aproveitará para fazer o lançamento oficial do CD, na capital e em 11 cidades do interior maranhense, no mês de março. Em abril, Betto irá para o Rio de Janeiro, continuar a divulgação.
O título do disco tem tudo a ver com Betto Pereira, que no início da carreira de compositor e instrumentista, nos idos de 1980, compôs sambas-enredos para a escola de samba Flor do Samba, em parceria com o compositor Augusto Tampinha. A história com o samba o inspirou na preparação de Samba que é bom, gravado na produtora Morada do Som, de propriedade do artista. O samba Daomé, de autoria dele em parceria com Tampinha, ajudou no bicampeonato da Flor do Samba, em 1980. Um ano depois, com País da Brincadeira, a agremiação arrebatou o segundo lugar no concurso de passarela, ainda montada na Rua do Passeio (Centro).
Naquela época, Betto Pereira ainda era Beto (com apenas um “t”) do Cavaco. O músico instrumentista tocou com Chico Maranhão, Alcione, Dona Ivone Lara, Moreira da Silva, Xangô da Mangueira, Mauro Duarte, Miúcha, Cristina e Ana de Hollanda (irmãs do cantor Chico Buarque de Hollanda). Hoje, com 35 anos de carreira e 25 cantando, o maranhense preparou um disco com a participação de músicos cariocas.

Sambas - O CD, com produção de Bóris, engloba samba de gafieira, samba-choro, samba de breque, samba-rock e sambão. Participam os músicos Edu Moraes, Bruno Brito, Gaby de Paula, Aarão de Sá, Camilo Mariano, Lamir Teixeira, Márcio André, Bira do Trombone, Miudinho, Wendell e Israel, estes dois últimos maranhenses. Betto convidou para dividir os vocais com ele os cantores Zeca Baleiro (em Som de Gafieira), Andréa Canta, Marcos Valério, Lúcio Primo, Ney Conceição, Bóris e Zé Américo.
Com Andréa Canta, por exemplo, ele apresenta a bossa Estar com Você, de autoria própria com Beto Ehongue. No CD, há também composições escritas em parceria com outros compositores, entre eles Félix Alberto (Cabrocha Popstar, Gente Bamba, Maria do Brasil e Sambadela) e Josias Sobrinho (Veja o que dá). O álbum tem design gráfico de Jovelino Furtado.
O álbum, na ilustração da capa e no recheio do encarte (ao lado das letras das canções), revela a nova fase de Betto Pereira: a de artista plástico. “Sempre gostei de pintar, compor e cantar”, afirma. Ano passado, Betto apresentou a exposição Telas e Tons, no Shopping da Ilha. “Acordo às 6h diariamente para produzir minhas telas”, revela, contando que seus trabalhos ficam expostos agora em galeria personalizada, a Galeria Betto Pereira, instalada no Jaracaty Shopping (Jaracati).
O cantor e compositor vai realizar 11 shows no Maranhão este ano, especialmente para fazer o lançamento oficial do CD. Os shows acontecerão na capital e em cidades do interior do estado, a exemplo de Imperatriz, Caxias, Pedreiras, Barra do Corda, Santa Inês, entre outras. “Durante esses shows, estaremos captando imagens que comporão o nosso DVD”, adiantou.

Maria do Brasil


(Betto Pereira e Félix Alberto)

Lá vem a solidão Maria do Amparo
E a dor de cotovelo Maria das Dores
Se bate a fossa no meio da bossa
Maria da Consolação
Pra quem lutou na vida Maria da Glória
Pra quem acredita Maria da Graça
Pra quem caiu no mundo e não tem Maria
Eu faço essa canção
Maria Aparecida arranja outra saída
Clareia o meu caminho
Maria do Livramento faz um juramento
Prende-se no ninho
Maria da Paz me diz o que se faz
Se a alma é tão pequena
Maria da Luz
Me livra dessa cruz
Maria Madalena
Maria é da cor
Da cor do meu sonho
Maria da Paixão
Do amor e do coração
Maria é da cor
Como o azul do mar de Luanda
Toda Maria é ouro
Não foge da luta
E viva a flor e o samba

Serviço


• O quê
Samba que é bom, novo CD de Betto Pereira
• Quando
Lançamento acontecerá em 11 cidades maranhenses, inclusive São Luís,
no mês de março
• Contatos para aquisição do álbum e shows:
8196-0117 / 3226-9885

Nenhum comentário: