sábado, 18 de janeiro de 2014

A Petrobras dá os primeiros passos rumo à privatização

 
Dom Severino 
Todo processo de privatização começa com
 
um plano de "demissão voluntária" 

A Petrobras inicia o processo de privatização, com o plano de incentivo ao pedido de “demissão voluntária”. Com esse plano vem à pressão exercida pelos gerentes que forçam os trabalhadores com a idade mínima de 55 anos a aderirem a esse plano.
 
A diretoria executiva da Petrobras aprovou um plano de incentivo a desligamentos voluntários de funcionários, visando contribuir para o alcance das metas de desempenho do Plano de Negócios e Gestão (PNG), segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (17).
 
Esse Plano de Negócios e Gestão, recém criado pela Petrobras é o pontapé inicial de um tipo de privatização moderada, como já ocorre em outras empresas do governo federal, como os bancos oficiais, onde os trabalhadores são obrigados a atingirem metas e quando isso não acontece, o funcionário passa a ser visto pelo seu gerente, como um funcionário acomodado e sem foco e passa a ser tratado como um funcionário relapso.
 
As mesmas exigências supõem-se dever existir da presidência para com os vice-presidentes e superintendentes. Hoje o regime de trabalho de um funcionário de qualquer dos bancos oficiais é muito parecido com o dos bancos não oficiais. Só falta o governo federal aprovar uma lei que obriga o servidor federal a ser regido pelo CLT.
 
Os governos petistas estão sendo muito mais realistas que o rei. Nem o neoliberal Fernando Henrique Cardoso ousou tanto.

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: