sábado, 28 de dezembro de 2013

Imperatriz ganhará mais dois voos diários com a chegada da Azul

Azul não exigiu incentivos para voar para Imperatriz

Linhas chegam em boa hora, conforme autoridades.
João Rodrigues

Da equipe de O Estado
 
 
Imperatriz - Programada para março de 2014, a entrada em operação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, com dois voos diários Belo Horizonte/Imperatriz/Belém e Belém/Imperatriz/Belo Horizonte, está sendo aguardada com expectativa pelos usuários do transporte aéreo no sudoeste do Maranhão. O Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, passou por ampliação em vários setores e há previsão de melhorias para o próximo ano.
A Gerência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Imperatriz, confirmou semana passada a chegada da Azul, mas evitou falar em data. A O Estado, o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) ressaltou ter sido informado que a companhia aérea iniciará as suas atividades no dia 11 de março.
Os empresários de Imperatriz e região receberam bem a notícia do início da nova linha aérea, cuja autorização havia sido feita pela Azul à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ainda em dezembro de 2012.
"O passageiro pode pegar o voo em Imperatriz para Belo Horizonte e Belém e será mais uma opção, até pelo preço da passagem. Todos reclamam que o preço das aeronaves que saem de Imperatriz está extremamente caro", ressaltou o prefeito.
Madeira lembrou que o aeroporto de Belém (PA) acaba de ganhar voos para Miami e Nova York (EUA), uma vantagem para quem desejar embarcar em Imperatriz com destino ao exterior.
"A pessoa era obrigada a tirar a passagem de Imperatriz para São Paulo, onde pegava um avião para Miami e passava por cima de Imperatriz. E agora com voo internacional em Belém, além de mais barato vai diminuir três horas de viagem em relação a São Paulo", exemplificou Madeira.

Reflexo - A reação positiva do prefeito de Imperatriz também se refletiu entre empresários e políticos maranhenses, além de ter valorizado o potencial econômico da Região Tocantina.
Madeira chegou a discutir com empresários o problema do transporte aéreo e acabou por resultar na manutenção dos dois voos JJ 3528 da TAM da linha Brasília/Imperatriz/ São Luís e o JJ 3529 de São Luís/Imperatriz/Brasília, no primeiro semestre do ano passado. Naquela época, a companhia surpreendeu a todos com o anúncio de suspensão dos voos.
Marcone Marques, presidente da Associação de Lojistas do Calçadão de Imperatriz, também reconhece a importância econômica para a cidade e região do início da operação de duas novas linhas.
"Imperatriz tem renda e população invejáveis e a vinda de mais uma companhia aérea mostra que a cidade está crescendo e há necessidade de a gente poder fazer nossas viagens de negócio", comemorou o empresário.
Marques disse ainda que a concorrência das empresas aéreas que operam no aeroporto da cidade é muito saudável e a perspectiva é sempre de melhor qualidade nesse tipo de transporte. Ele estimou que em Imperatriz circula diariamente 1,5 mil pessoas provenientes de mais de 50 cidades a que melhoria no transporte aéreo vai trazer muitas vantagens.
"Com isso, ganha o comércio, o empresário e a população em geral. Minha análise é otimista", frisou Marques.

Positivo - O presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda, afirmou que os novos voos são bem-vindos e acredita que a companhia poderá até ampliar o número de voos, dada a boa aceitação.
O parlamentar lamentou apenas o valor da passagem aérea atual, segundo ele, muito acima da realidade nacional. "Temos a passagem mais cara que existe e o fluxo de lotação é de mais de 70%. Quando você pega uma aeronave de Brasília para frente vê que a lotação não é igual. Eu espero que venham mais aviões para haver um preço justo para a população", disse Hamilton Miranda.
 
Aeroporto passará por melhorias

A superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rozineide Muniz, informou que em 2013 foram realizadas obras importantes no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz.
Inicialmente, foram executadas as obras de implementação dos Módulos Operacionais (MOPs) de embarque e desembarque e de adequação do layout do antigo terminal de passageiros, atual saguão do aeroporto. Esta última foi concluída no segundo semestre deste ano e custou R$ 115 mil.
Rozineide Muniz disse que a construção do estacionamento está em andamento com previsão de conclusão no primeiro semestre do próximo ano.
Ainda foi contratada uma empresa para a realização de um levantamento técnico sobre a pista, visando a implementação de melhorias. O resultado disso é que a obra de recapeamento da pista está planejada para 2014.
Esses avanços vieram em boa hora para brindar o aumento do movimento de passageiros registrado neste fim de ano. "O movimento de passageiros até novembro deste ano foi de 29.643 e até este mês estimamos 351.100 passageiros, com relação ao movimento de 2013, um aumento estimado de 8,50%", ressaltou a superintendente.

Treinamento - Em atendimento a normas do setor, a Infraero promoveu em 2012 um treinamento sobre acessibilidade. O Curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida foi realizado para 70 pessoas, entre servidores da Infraero e funcionários de companhias aéreas e terceirizadas e os resultados estão sendo colocados em prática.
"O serviço público de acessibilidade aos usuários do transporte aéreo é prioridade da administração aeroportuária e os treinamentos vem contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço a este público seleto", assegurou a superintendente.

Mais


Voo I
Os voos da Azul Linhas Aéreas deverão ser em horários distintos: o que sai do aeroporto de Cofins, em Belo Horizonte (MG), chegará em Imperatriz por volta de meia-noite e seguirá cerca de uma hora depois.

Voo II
O outro voo chegará a Imperatriz por volta das 7h e deixará o Aeroporto Prefeito Renato Moreira uma hora depois, por volta das 8h.

Nenhum comentário: