segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Valemax atraca pela primeira vez no Píer IV do porto da Vale

Navio Vale Caofeidian é o primeiro da classe Valemax a carregar minério de ferro no mais novo atracadouro da Vale em São Luís.

Cezar Scanssette
Editor de Portos

O novo atracadouro do Terminal Ponta da Madeira (TPM), o Píer IV, em São Luís, recebeu no fim de semana o seu primeiro navio da classe Valemax, os maiores mineraleiros do mundo, com capacidade de carga de até 395 mil toneladas. O berço sul do atracadouro iniciou a fase de testes operacionais com navios de menor capacidade de carga, na faixa de 200 mil toneladas, em dezembro do ano passado.
A Vale não informou se a operação com o Vale Caofeidian é o fim da fase de testes do berço sul do Píer IV. Fontes do setor portuário também não confirmaram esta hipótese. Há, contudo, no site da Vale, outros Valemax programados para atracar no novo ancoradouro do TPM.
Construído para receber os megacargueiros Valemax, o Píer IV é a aposta da mineradora Vale para aumentar a capacidade de exportação de minério de ferro extraído de Carajás para o mercado internacional. Até então, os embarques eram realizados somente no Píer I.
De acordo com a programação de navios constante no site da mineradora, o Vale Caofeidian atracou no berço sul do Píer IV na tarde de sábado (31 de agosto) e está programado para partir na madrugada de hoje, com um carregamento de 391.070 toneladas de minério. O destino da carga ainda não foi divulgado.

Testes – Em fins de dezembro de 2012, atracou no berço sul do Píer IV de Ponta da Madeira o navio Ore Belo Horizonte, que realizou uma operação de carga de 800 toneladas de minério de ferro. Este foi o primeiro teste operacional, que durou cerca de 10 minutos, do novo atracadouro da Vale no Maranhão.
A operação com o Ore Belo Horizonte, além de marcar o início dos testes operacionais do píer, foi importante para a mineradora pois significou a superação do acidente ocorrido em fins de setembro do ano passado: o naufrágio da plataforma Sep Orion (que foi retirada do canteiro de obras recentemente). A plataforma era utilizada na cravação de estacas do píer e havia rumores de que o cronograma de atividades seria atrasado.
Com os testes operacionais, a mineradora divulgou um fato que pôs fim aos rumores e dava segurança de que o cronograma de obras havia sido preservado. Deste então, outros navios de porte similar ao do Ore Belo Horizonte realizaram carregamentos no píer, em média um cargueiro por mês.

Licenciamento – Em abril deste ano, foi expedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Sema) a licença de operação (LO) do Píer IV do TPM, referente às atividades em terra (onshore) e no mar (offshore), integrantes do projeto Capacitação Logística Norte (CLN 150), que prevê a movimentação de 150 milhões de toneladas de cargas por ano.
A parte onshore compreende dois viradores de vagões, dois pátios de estocagem de minério de ferro, uma empilhadeira, duas recuperadoras de minério de ferro e correias transportadoras. A parte offshore contém o berço Sul do Pier IV, uma ponte de acesso (1,6 km), carregadora de navios com a respectiva linha de carregamento (16 mil toneladas por hora), sistema de proteção ambiental, um píer para rebocadores e outros equipamentos.
Segundo informes da Vale, na ocasião, a obtenção da LO representa etapa fundamental para o suporte logístico ao crescimento da produção de minério de Carajás, na medida em que obteve autorização para as operações portuárias do projeto CLN 150.

Mais


Vale Caofeidian
Tipo de navio: ore carrier (mineraleiro ou cargueiro de minério, em tradução livre do inglês)
Ano de construção: 2013
Comprimento: 360 metros
Largura: 65 metros
Porte bruto: 400.000 toneladas

Nenhum comentário: