quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Projeto da Refinaria Premium I será retomado até abril de 2014

Construção da Refinaria Premium I será retomada em 2014, afirma Foster

Graça Foster informou que licitação para a próxima fase da obra em Bacabeira está prevista para ser realizada em março ou abril do ano que vem.
 
 
A presidente da Petrobras, Graça Foster, informou, em entrevista ao Valor Econômico, que a construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira, será retomada, o que reforça o projeto como estratégico e necessário para o refino de derivados de petróleo no país. A licitação para a próxima fase de obras está prevista para acontecer em março ou abril de 2014.
De acordo com Graça Foster, o mesmo deve acontecer com a Refinaria Premium II, no Ceará. Ambos os projetos foram redesenhados no exterior, visando reduzir custos e se tornar mais viáveis. Ela afirmou que as duas refinarias estão num nível de maturidade extremamente alto.
“A gente refez os projetos. Projeto que dava VPL [Valor Presente Líquido] negativo não era projeto. A gente tirou [os projetos da] Premium I e II do Brasil. Contratamos uma empresa de engenharia no exterior. Essas refinarias passaram a dar VPL positivo, com muitas simplificações”, ressaltou.
Graça Foster disse ao Valor Econômico que, mesmo com a reforma do desenho do projeto, a capacidade de produção de 600 mil barris/dia da Premium I não foi alterada. “A gente pensa sempre de forma complexa. Já que está dando VPL negativo, vamos fazer mais simples. Foi uma empresa fazer o projeto fora. E foi uma equipe nossa para simplificar sem perder os 600 mil barris/dia [Premium I]. E veio um projeto mais simples. Ela foi para a fase 3. E agora em março, abril, fazemos a licitação. Vai para mercado. E se os preços vierem dentro do que o projeto aceita como métricas internacionais, a gente vai fazer. Quando a gente diz lições aprendidas para não serem repetidas, isso é um padrão na Petrobras”, ressaltou .

Visita - Em julho do ano passado, Graça Foster veio ao Maranhão e no encontro com a governadora Roseana Sarney assegurou que a Premium I era estratégica para a companhia e que havia recursos garantidos para sua instalação no Plano de Negócios 2012-2016. No entanto, informou a necessidade de se adequar o projeto a parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada.
Com a reavaliação do projeto, a previsão de conclusão do empreendimento ficou para meados de 2018, podendo ser antecipada para o segundo semestre de 2017. "A refinaria é importante para nós. Acreditamos em sua viabilidade e devemos demonstrá-la", reafirmou na época a presidente de Petrobras.

Custo – No projeto pelo qual foi lançada, a Refinaria Premium I está orçada R$ 40 bilhões, dos quais foi investido R$ 1,5 bilhão em cercamento da área de 2.100 hectares, supressão vegetal e na obra de terraplanagem, que abrangeu ainda construção de canais de drenagem.
A Premium I é considerado o maior empreendimento de refino de derivados no país e o quinto no mundo, com capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo, com previsão de gerar durante a fase de construção 132 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.
A refinaria vai produzir óleo diesel (cerca de 60% da produção), querosene de aviação (QAV) (20,8%), nafta petroquímica (14,1%), gás liquefeito de petróleo (GLP) (4%), coque (3,8%) e óleo bunker (1,5%).
Em agosto deste ano, o Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (Labohidro/Ufma) entregou à Petrobras e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) referentes aos 55 quilômetros da faixa de dutos, que será instalada desde a área do Porto do Itaqui, em São Luís, até Bacabeira.

Mais


Em junho deste ano, a Petrobras assinou Carta de Intenções com a estatal China Petrochemical Corporation Sinopec com o objetivo de desenvolver estudo conjunto para o projeto da refinaria Premium I e a possível viabilidade de criação de uma joint venture entre as empresas, para implementação do empreendimento em Bacabeira.

Nenhum comentário: