sábado, 14 de setembro de 2013

Exportação de etanol pelo Itaqui tende a aumentar neste ano, diz armadora

Navio Deniz A., agenciado pela Alpha Marítima, vai levar para o Caribe o primeiro carregamento deste ano de etanol, partindo do Itaqui.
 
Um carregamento de 4,5 mil toneladas de álcool (etanol) deve partir neste fim de semana do Porto do Itaqui para o país insular Trindade e Tobago, no Mar do Caribe. Trata-se da primeira exportação de etanol ocorrida este ano, uma operação que ocorre com pouca frequência no porto de São Luís, que geralmente é utilizado para atender ao mercado interno.
De acordo com a armadora contratada para esta operação portuária, a Alpha Agência Marítima, os embarques, no Porto do Itaqui, da commodity para o exterior tendem a ser mais frequentes nos próximos meses.
De acordo com Arthur da Anunciação Neto, da Gerência Operacional da Alpha, trata-se de uma questão de momento de mercado, pois geralmente os países da América Central adquirem etanol (álcool) dos Estados Unidos (produzido de tubérculos e leguminosas), mas no ano passado houve uma quebra na safra norte-americana, elevando o valor da commodity, que passou a ser comprada do Brasil (que produz álcool de cana-de-açúcar).
Em resumo, quanto mais a variação do preço do etanol no mercado internacional for favorável ao produzido no Brasil , mais embarques ocorrerão no Itaqui para o Caribe.
De acordo com a armadora, a carga de etanol embarcada no Itaqui pertence à Bunge e foi produzida na usina de Pedro Afonso (inaugurada em julho de 2011), no Tocantins, trazida para São Luís em vagões-tanques pela Ferrovia Norte-Sul (FNS). O embarque, no navio Deniz A., teve início quinta-feira no berço 104 do Porto do Itaqui. A desatracação estava prevista para o fim da noite de ontem.
Ainda de acordo com informações da armadora, no ano passado foram agenciados três embarques de etanol para o exterior, mais precisamente em novembro, para a Jamaica

Nenhum comentário: