domingo, 18 de agosto de 2013

Biblioteca Benedito Leite é cercada com grades para evitar 'mijões'



 



 (Gilson Teixeira/OIMP/D.A.Press)


 
 Grades serão fechadas apenas durante a noite e finais de semana, quando a Biblioteca não funciona (Gilson Teixeira/OIMP/D.A.Press)


 
Grades serão fechadas apenas durante a noite e finais de semana, quando a Biblioteca não funciona
A Superintendência de Patrimônio Estadual após solicitação feita pela direção da Biblioteca Pública Benedito Leite, autorizou a colocação de grades na entrada principal do prédio. A instalação das barras de ferro iniciou na segunda (12) e foi concluída nesta sexta-feira (16) pela manhã.

A direção da biblioteca informou que a medida foi tomada porque durante a noite muitas pessoas usam os muros e a escadaria do prédio para fazer necessidades fisiológicas o que causa mal cheiro e incomoda quem trabalha e visita a biblioteca. Muitos sem tetos também escolhiam a escadaria para passar a noite e usavam papelões para cobrir o chão.

Nem mesmo a segurança privada e as câmeras instaladas inibiam a atitude das pessoas que usavam o local como banheiro.

Por causa desses problemas e da sujeira deixada quando as portas do prédio estavam fechadas, todos os dias pela manhã antes de abrir a biblioteca que é Patrimônio Estadual, funcionários lavavam a escadaria.

O problema é antigo, a ideia era inaugurar o estabelecimento com as grades já colocadas, mas a medida só pôde ser tomada agora.

"Desde de janeiro se pensava em colocar as grades. Nos últimos tempos estava difícil aguenta, mas é importante que o público saiba que a grade só é fechada no momento que o prédio encerra as atividades à noite e finais de semana," acrescenta a diretora da biblioteca Aline Nascimento.
 
Biblioteca Benedito Leite

Totalmente reformada, ampliada e modernizada, a Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), foi entregue a população em maio. A recuperação prédio foi resultado de um investimento de R$ 7 milhões.

Os serviços consistiram na recuperação de toda a estrutura física, incluindo substituição do telhado e ampliação do anexo com a criação da Biblioteca Infantil Viriato Corrêa, e também a troca das instalações elétrica, hidráulica, sanitária e da rede lógica. Com a obra, o prédio ganhou novos espaços, todos climatizados, com tecnologia de ponta e acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

O acervo da Biblioteca Pública foi enriquecido com 10 mil obras.Serão mais de 140 mil títulos, entre livros, jornais, revistas, manuscritos, microfilmes, diários oficiais, livros em braille e obras raros.

Nenhum comentário: