quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ritmos variados em espetáculo do Grupo Lamparina


Grupo Lamparina leva música e dança para os terreiros juninos de São Luís e cidades do interior do Maranhão
 
O colorido e a animação do grupo Lamparina estão marcando as apresentações nos terreiros juninos em São Luís. Com repertório de canções de compositores como Paulinho Oliveira, Wellington Reis, Makarra, César Teixeira e Ubiratan Sousa, o grupo apresenta espetáculo dançante. Na linha de frente estão Paulinho Oliveira, Regina Oliveira, Lívia Coêlho, Thaynara Oliveira, Mairla Oliveira, Léo Alves, Mário Travincas, Euricélia Coqueiro, Bira, Fabinho, Wanderson e Ribão.
O grupo apresenta diversos ritmos da cultura popular, como tambor de crioula, coco, baião, xote, quadrilha, bumba meu boi nos sotaques de orquestra, matraca e zabumba, além de divino. Na próxima apresentação, marcada para sexta-feira, às 20h, em frente à Casa do Maranhão (Praia Grande), a cantora Regina Oliveira recitará a música Todo mundo canta sua terra, de João do Vale, na abertura do show, com os bailarinos fazendo suas evoluções. Há ainda a participação de uma dançarina representando a Imperatriz do Divino Espírito Santo.

Inovação – Lamparina existe há sete anos e sempre inova a cada São João e Carnaval. “O público sempre participa e entra na dança com os artistas. Foi muito emocionante a apresentação na Praça Maria Aragão, no dia 13, Dia de Santo Antônio, quando fizemos uma saudação ao santo”, destacou Regina Oliveira.
Os artistas já se apresentaram na casa de shows Batuque Brasil (Cohama) e no município de Brejo, em praça pública. No domingo (23), eles estarão na cidade de Bacabeira, às 22h, e na segunda-feira (24), na Fazenda (Turu), em São Luís, às 23h. Depois, as apresentações seguem no Arraial do Cohatrac (25), às 21h, Ceprama (26), às 21h, e em Caxias (28), às 21h. O grupo Lamparina participou em 2011 da Feira das Américas, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV).
Fez duas apresentações no palco principal e mostrou a alegria das festas maranhenses, como o São João e o Carnaval e também da festa junina da cantora Alcione, no Rio de Janeiro, figurando como os únicos maranhenses convidados para apresentar a cultura local aos convidados da Marrom, em sua maioria artistas famosos, há dois anos.
O nome Lamparina vem da história do povo maranhense para simbolizar um instrumento que ilumina, independentemente da energia elétrica. Trata-se de uma referência à simplicidade dos maranhenses e de sua cultura atrelada à originalidade. “No sentido poético, a lamparina é a guardiã da cultura popular. É a nossa bandeira para não deixar a cultura morrer. Estamos levando a cultura para o povo”, disse Regina Oliveira.

Nenhum comentário: