sexta-feira, 28 de junho de 2013

Declarada comercialidade de 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás pela OGX Maranhão


                
Após três anos da perfuração do primeiro poço exploratório em Capinzal do Norte, na Bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão - formada pela OGX e MPX - já declarou comercialmente 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás natural. A região se consolida como o maior campo de produção de gás onshore (em terra) privado no Brasil.
Esse volume de gás natural já confirmado corresponde a três campos declarados comerciais - Gavião Real, Gavião Azul e Gavião Branco. Dos três, o primeiro já está produzindo 4,5 milhões de m3/dia, que está atendendo a termelétrica Parnaíba I (676MW) da MPX, em Santo Antonio dos Lopes. Dos 16 poços produtores, nove estão conectados à Unidade de Tratamento de Gás (UTG), que tem capacidade inicial para 6 milhões de m3/dia.
No seu portfólio de sucesso na campanha exploratória na Bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão contabiliza ainda mais três acumulações recém-descobertas, que se encontram em fase de avaliação: Fazenda Chicote (Trizidela do Vale), Fazenda Santa Isabel (Lima Campos) e São Raimundo (Bernardo do Mearim).
Desde o início da campanha exploratória, em julho de 2010, mais de 30 poços já foram perfurados em 23 municípios maranhenses, com taxa de sucesso de cerca de 70%. Atualmente, há duas sondas em operação e já foram realizados 10.565 km de sísmica e 475 km sísmica 3D.
A OGX Maranhão detém oito blocos na bacia do Parnaíba, compreendendo uma área total superior a 24.500 km², o equivalente à metade do estado do Rio de Janeiro. Desses, sete blocos exploratórios foram adquiridos da Petra Energia Ltda, que permanece com 30% de participação.
Logo depois, em setembro de 2011, a OGX Maranhão adquiriu participação em mais um bloco na bacia, juntamente com a Imetame Energia S.A., Delp Engenharia Mecânica Ltda. e Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda., que permanecem com 16,67%, 16,665% e 16,665% de participação, respectivamente.

Termelétrica - O Complexo Termelétrico Parnaíba, localizado em Santo Antonio dos Lopes, exemplo único no Brasil de integração da produção de gás natural à geração de energia. O acesso privilegiado ao combustível faz da usina um importante polo de geração térmica para o país.
A primeira fase do complexo - a UTE Parnaíba I - 676 MW por meio de quatro turbinas a gás natural. A operação da primeira turbina foi iniciada em fevereiro de 2013, apenas 18 meses após o início de sua construção.
Foram gerados 2.300 postos de trabalho nas obras de construção do Complexo Termelétrico. Para garantir mão de obra qualificada, a MPX capacitou mais de 500 pessoas da região em cursos das áreas de construção civil, soldagem e operação de usinas termelétricas.
Fonte: O Estado do Maranhão 

Nenhum comentário: