quinta-feira, 27 de junho de 2013

Presidente da Gasmar diz que terá contrato de gás natural ainda este ano


Estatal negocia com empresas locais o fornecimento do produto para ser usado em processos industriais ou como gás natural veicular, informou Matias.

O diretor-presidente da Gasmar, Matias Couto Frota, informou ontem que, até o fim do ano, a estatal deverá ter o seu primeiro contrato de fornecimento de gás natural. A afirmação foi feita na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), durante uma apresentação para industriais em uma reunião do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (Copin).
Segundo ele, há expectativa de que sejam concluídas até o fim do ano negociações que estão em andamento com empresas locais para fornecer o produto para consumidores não térmicos, ou seja, para ser usado em processos indústrias ou como gás natural veicular .
"Esta é uma etapa que precisa ser vencida antes da comercialização do gás natural para o consumidor final. Sabemos que há demanda reprimida, principalmente para a indústria maranhense, mas após assinarmos este primeiro contrato de fornecimento deveremos levar mais um ano para desenvolver a estrutura de distribuição", afirmou Frota, ao apresentar a atuação da Gasmar para os industriais.
Hoje, a empresa já está em fase operacional, por ser responsável por um contrato com a OGX para operar e fazer a manutenção da estrutura de transporte e entrega do gás natural para as termoelétricas de Santo Antônio dos Lopes.
De acordo com a explanação do diretor presidente da Gasmar, a estatal recebe o gás natural, reduz a pressão usada no transporte do produto, faz a filtragem para retirada de impurezas e entrega para a queima nas termoelétricas, que hoje consomem mais de 4 milhões de metros cúbicos do combustível por dia.
O presidente do Copin da Fiema, Luiz Fernando Coimbra Renner, afirmou que as informações disponibilizadas por Matias Couto Frota são importantes para que os industriais possam planejar seus investimentos futuros. "O fornecimento de gás natural é um fator novo para a indústria. A informação é importante porque pode até tornar viáveis alguns projetos industriais", ressaltou Renner.

Nenhum comentário: