Maioba em registros fonográficos
Grupo de bumba meu boi lança dois CDs e prepara-se para gravação de DVD, dia 3 de maio, na Praça Maria Aragão
As 200 mais da Maioba e Maioba não para! são os títulos dos novos CDs do Boi da Maioba, grupo folclórico que contabiliza 116 anos de existência e está cada vez mais numeroso. O primeiro reúne mais de 200 toadas e o outro possui 17 faixas e tem como abertura o Hino Nacional em ritmo de toada. Entre as toadas gravadas no disco de inéditas, destaca-se Brotando Poesia, Sou Maioba até morrer, Morena linda e Só encontro com fera, para citar algumas.
Em As 200 mais da Maioba foram selecionadas as mais tradicionais toadas que marcaram a trajetória do boi ao longo desse tempo. Os dois CDs figuram como algumas das surpresas preparadas pela manifestação cultural para o São João deste ano. Entre elas, a gravação de um DVD com a participação da banda de músicos do Exército Brasileiro.
De acordo com Osvaldo Souza, que integra a diretoria do grupo folclórico, os CDs são documentos fonográficos da história do Boi da Maioba e revela-se em um resumo de toda a produção realizada ao longo de mais de 100 anos. Entre as novidades, destacam-se os hinos cívicos, como o Hino do Maranhão e o Hino de Louvação a São Luís, com acompanhamento da banda da Polícia Militar.
“É uma forma que encontramos de estimular o aprendizado desses hinos pela população, já que muita gente não conhece as letras. Fizemos uma roupagem diferente, no ritmo mais contagiante do Maranhão, que é o bumba meu boi”, destacou Osvaldo Souza, também conhecido pelos integrantes da manifestação folclórica como “Mandou Legal”.
DVD - De acordo com Osvaldo Souza, no dia 3 de maio, os cantadores do boi, brincantes e seguidores gravarão um DVD, na Praça Maria Aragão, e este terá a participação da banda do Exército Brasileiro, na execução do Hino Nacional, e de 30 artistas maranhenses que entoarão a canção Se não existisse o sol. Neste dia, haverá também a participação do coral da escola estadual Ribeiro do Amaral, instalada na Maioba.
O DVD terá 15 faixas e fará ainda uma homenagem ao cantador Ruy Maranhão, do Boi de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra), falecido recentemente. O momento terá a presença também de brincantes do grupo homenageado.
Conforme Osvaldo Souza, o grupo dispõe de um portfólio que conta toda a história do Boi da Maioba, muito procurado principalmente por turistas. “O portfólio pode ser entregue diretamente na casa do interessado. Sem qualquer custo”, informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário