SÃO LUÍS - Por muito tempo, alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participantes do projeto Inglês sem Fronteiras, tinham que viajar para outro Estado quando o assunto era a aplicação do TOEFL iBT. Mas, a partir de abril deste ano, as provas também poderão ser realizadas no Maranhão por meio da UFMA.
O Test Of English as a Foreign Language - Internet Based Test (TOEFL iBT) é um teste de aplicação individual que avalia a proficiência da Língua Inglesa do candidato em quatro aspectos - ler, escrever, ouvir e falar (reading, writing, listening and speaking) - e que dá o direito de estudo em universidades do exterior que tenham o Inglês como principal idioma falado e escrito. Por muito tempo, os alunos interessados em conseguir esta certificação tinham que se deslocar a estados próximos, como Pará, Ceará e Pernambuco, devido à ausência de um laboratório específico no Maranhão para realização do teste.
Segundo a coordenadora do Curso de Letras da UFMA e do projeto Inglês sem Fronteiras, Naiara Sales, o interesse em trazer a prova para o Maranhão surgiu da necessidade dos alunos do projeto Ciência sem Fronteiras terem de sair de seu estado para realizarem a prova. “Algumas vezes, a Universidade chegou a custear algumas passagens aéreas, mas nem sempre se conseguia isso. Aconteceram inúmeras situações em que nos locais mais próximos não havia mais vagas disponíveis, forçando os alunos a se deslocarem até Brasília para fazer o teste. Hoje, não precisamos mais ter tanto trabalho. Basta que os alunos, ao se inscreverem para o teste, selecionem ‘São Luís/UFMA’ como local de prova e pagar a taxa específica. A Universidade se tornou um centro de capacitação credenciado TOEFL”, destacou a coordenadora.
A busca pelo credenciamento ocorre desde setembro do ano passado, sendo um processo demorado para finalização. Para solucionar a questão, foi requerido pelo Education Testing Service (ETS) - responsável pela aplicação do TOEFL iBT - um laboratório específico com computadores adaptados com a plataforma web para o teste. O laboratório possui 18 máquinas, sendo 16 delas destinadas aos avaliados, uma para a administração da prova e outra especificamente para o envio dos testes respondidos. Segundo o responsável no apoio técnico do NTI, Danny Costa, “hoje temos um laboratório de excelente qualidade, apesar de ainda pequeno, para a realização do TOEFL iBT, pois as configurações da nossa rede e das máquinas estão bem acima do que foi solicitado, o que já possibilita a primeira aplicação da prova agora em abril”.
O primeiro teste será aplicado no dia 6 de abril, no Laboratório TOEFL, nas dependências do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), na Cidade Universitária. Alunos de outras instituições e localidades também podem realizar os testes na UFMA, cujas inscrições estão abertas no site www.ets.org/es/toefl.
Nenhum comentário:
Postar um comentário