A OGX informou que iniciará nas próximas semanas teste de formação no município de Trizidela do Vale, a 281 km de São Luís, com a finalidade de avaliar a capacidade de produção de poço exploratório de gás natural, localizado no povoado Centro do Meio, distante 14 quilômetros da sede do município, e perfurado a uma profundidade de 1.626 metros. Segundo informações extraoficiais, o poço reúne uma reserva superior à encontrada pela OGX no município de Capinzal do Norte.
O procedimento, comum durante a atividade de perfuração de poços de exploração, permite que se conheça melhor o reservatório de óleo ou gás, levando de um a três dias para ser concluído. No teste, realizado durante o dia, são usados queimadores verticais e instaladas diversas válvulas, para melhor garantia de segurança.
O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, disse que vai acompanhar o teste de formação a ser realizado pela OGX. Ele já esteve no local de perfuração do poço, onde confirmou com os técnicos que estão operando a sonda, a descoberta de gás natural. Para ele, a exploração do gás deve representar desenvolvimento para o município.
Na Bacia do Parnaíba, onde detém oito blocos, a OGX já está produzindo gás natural no campo de Gavião Azul, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes. Em breve iniciará a produção no campo de Gavião Real, no município vizinho de Capinzal do Norte, onde ocorreu a primeira descoberta de gás na região.
Mês passado, a OGX declarou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a comercialidade da acumulação de gás de Bom Jesus, descoberta nos blocos PN-T-67 e PN-T-68, que será denominado Campo de Gavião Branco. A OGX estima um volume total in situ entre 0,2 e 0,5 trilhão de pés cúbicos (Tcf) de gás para este campo, cujo Plano de Desenvolvimento (PD) será submetido em breve à ANP.
“Esta declaração de comercialidade é resultado de uma bem-sucedida campanha exploratória na Bacia do Parnaíba e demonstra que continuamos avançando na região em busca de novas áreas e na execução de nossos projetos”, comentou à época Luiz Carneiro, diretor presidente da OGX.
Desde que iniciou a campanha exploratória na Bacia do Parnaíba, em 2009, a OGX já perfurou mais de 20 poços, com taxa de sucesso de 70%. Para este ano, a empresa de Eike Batista pretende perfurar mais 10 poços na área.
Mais
A OGX possui oito blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, por meio da subsidiária OGX Maranhão, que detém 70% de participação em sete blocos (parceria com a Petra) e 50% de participação em um bloco (parceria com Imetame, Delp e Orteng).
Todos os blocos, com área total de 24.500 km², são operados pela OGX.
Esta é uma bacia de nova fronteira, onde a OGX já realizou importantes descobertas de gás natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário