Foto: Divulgação
A marrom destacou a diversidade do Carnaval maranhense e definiu a folia aqui como peculiar.
Pedro Sobrinho / Na Mira
SÃO LUÍS - A cantora maranhense Alcione participa, neste sábado (9), no Ponto da Mistura, na praça Deodoro, do Carnaval, promovido pelo Governo do Maranhão, numa realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Em entrevista, por telefone, ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, a marrom disse estar com muita vontade de fazer o show na Praça Deodoro.
- Eu estou com saudade da praça Deodoro. E para esse show vou dar um tempero diferente. Vamos sacudir a galera. Gostaria de convidar os amigos da Esbandalhada, Fuleragem Jegue Folia, Fuleragem, Bandida. Quero todo mundo reunido para que a gente possa fazer uma festa juntos - conclamou.
Indagada sobre o carnaval de São Luís, Alcione disse o povo na cidade sabe e gostar de brincar carnaval, mas afirmou que 'falta vontade política'.
- As pessoas que comandam essa cidade precisam gostar mais de Carnaval. Quem paga na última hora é sempre o povo. Estou sabendo que as escolas de samba de São Luís estão sendo prejudicadas. Isso não pode. Nós temos uma tradição dos blocos tradicionais, das escolas de samba, o nosso Carnaval de rua. O carnaval do Maranhão sempre foi o 3º maior do Brasil. Temos que continuar. Nós temos bagagem para isso. Tem que ter os dois Carnavais, o de rua e da Passarela. Temos as nossas escolas de sambas tradicionais Turma do Quinto, Flor do Samba, Favela do Samba, Mangueira. É preciso que se invista nas duas festas. Um não pode passar sem o outro. Nós temos uma diversidade enorme - defende.
Alcione fez um apelo para que se brinque o Carnaval sem violência.
- É inadmissível que as pessoas deixem São Luís para brincar o Carnaval em outros lugares porque a cidade está violenta. São Luís é uma família. Temos que brincar como se fóssemos uma folia. O Carnaval aqui é diferente, peculiar. Tem uma picardia e alegria genuínamente maranhense. Enfim, alegria atrai alegria", advertiu.
Outras atrações
Além de Alcione, a alegria e animação na Praça Deodoro, ficará por conta das apresentações da Orquestra Big Band, e do grupo Bicho Terra, a partir das 18h30. A festa continua no Circuito Madre Deus e a programação contempla apresentações de blocos, tribos de índio, escolas de samba, tambor de crioula e shows, em sete pontos de folia.
Com o tema “A mistura é a nossa maior riqueza”, o Carnaval 2013 é promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança (SSP) e Saúde (SES), e tem o apoio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luís Convention &Visitors Bureau.
A Orquestra Sinfônica Big Band, da Escola de Música Lilah Lisboa, vai fazer a abertura da segunda noite de shows no Ponto da Mistura, na Praça Deodoro, às 18h30. No repertório, muitas marchinhas de carnaval e grandes sucessos da cultura popular maranhense com roupagem instrumental.
Em seguida, é a vez da cantora maranhense Alcione apresenta os sucessos consagrados em 40 anos de carreira. O show promete emocionar o público com canções como “Não deixe o samba morrer”, “Menino Sem Juízo”, “Gostoso Veneno”, “Meu Ébano”, “Meu vício é você”, “Garoto Maroto” e “Chora Coração”. A cantora deve relembrar os sucessos do bloco carnavalesco Esbandalhada, como “Eu te conheço carnaval”, “Fulero no Quinto”, “Boi de Corno”, “Fulano Beltrano e Cicrano” e “Bandida”.
E para o encerramento da noite, o Bicho Terra sobe ao palco e apresenta sucessos como “Costela de Adão”, “Gostosa”, “A farra do bicho”, “Bicicleta”, “Caracol”, “Elétrica”, “Fogo de Amor”, entre outros.
Outros dias
Os shows na Praça Deodoro continuam neste domingo (10), com as apresentações de Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Júnior e Beto Pereira. Na segunda-feira (11), a folia fica por conta Pepê Junior, Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Já na terça (12) de carnaval a festa continua com Mano Borges, Jorge Benjor, Pepê Junior e Gerude.
A programação do sábado (9), no Circuito Deodoro/ Cajazeiras terá início às 17h com apresentações dos Blocos Alternativos Maria Bebeu, Os Herdeiros de Ademir, Jegue Folia, Confraria do Copo e Sem Limite. Casinha Tijupá, Corso Reviver e Bloco do Reggae (GDAM) também são atrações do circuito.
Já no Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião e Ponto de Fuga, a folia começa às 18h e terá apresentações de blocos tradicionais, alternativos, afros e organizados, além de tribos de índios, escolas de samba e tambor de crioula.
No Ceprama, a programação tem início às 20h e fica por conta dos shows da Máquina de Descascar’Alho, de Djalma Chaves, Grupo Lamparina, Josias Sobrinho e Gabriel Melônio
SHOWS NA PRAÇA DEODORO
SÁBADO GORDO, DIA 9
18h30 - Big Band
20h - Alcione
22h - Bicho Terra
DOMINGO GORDO, DIA 10
18h30 - Máquina do Tempo
20h - Timbalada
22h - Pepê Junior e Betto Pereira
SEGUNDA-FEIRA GORDA, 11
18h30 - Pepê Junior e Erasmo Dibell
20h - Diogo Nogueira
22h - Bicho Terra
TERÇA-FEIRA GORDA, 12
18h30 - Mano Borges
20h - Jorge Benjor
22h - Pepê Junior e Gerude
Nenhum comentário:
Postar um comentário