Enquete no site do Governo do Estado mostra satisfação com o sistema.
Em enquete realizada pelo Governo do Estado, por meio do seu site oficial, durante 30 dias, a população maranhense aprovou o novo sistema de videomonitoramento, implantado pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) em setembro do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, das 2.153 pessoas que participaram voluntariamente da enquete, 1.866 pessoas, ou 87% dos votos, clicaram na opção “sim” no questionamento: Você aprova o investimento feito pelo Governo do Maranhão no videomonitoramento das ruas de São Luís?, enquanto apenas 287 pessoas, ou 13% dos votos, clicaram na opção “não”, na mesma pesquisa.
De acordo com a SSP, a pesquisa serve de base para que a administração pública tenha a noção exata sobre o que a população pensa de determinado serviço prestado. Dados divulgados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão (Ciops) mostram que 95% das avenidas da capital maranhense têm câmeras de videomonitoramento. Até a primeira quinzena de dezembro do ano passado, 92 pessoas haviam sido conduzidas às delegacias da cidade, em virtude de flagrantes detectados pelas câmeras. Até julho do ano que vem, 100 câmeras novas serão instaladas pela SSP em sete bairros da periferia da capital maranhense.
De acordo com o secretário titular da SSP, Aluísio Mendes, com a instalação das câmeras pela cidade, houve uma redução mais significativa do índice de crimes, na cidade. "As câmeras auxiliam nos trabalhos de patrulhamento das viaturas da PM e possibilitam melhores resultados no combate à violência. Um exemplo disso são as câmeras no Jaracati, responsáveis pela redução de 48% no índice de criminalidade naquela região de São Luís. O objetivo é estender esse benefício para outros pontos da cidade, o que já ocorre de forma gradativa", disse o secretário.
Instalação - Para coibir a criminalidade em São Luís, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) instalou 100 câmeras de vigilância em pontos específicos da capital maranhense. A medida trouxe resultados positivos, segundo a SSP, já que, nos nove primeiros dias de implantação do sistema, foram registrados 125 eventos, fatos ou incidentes captados pelas câmeras de segurança móvel.
Ainda nesse período, do total de registros, 42 resultaram em abordagens da Polícia Militar (a maioria relacionada a tráfico, tentativas de furtos e elementos em atitudes suspeitas) e em outros sete ocorreram intervenções de militares do Corpo de Bombeiros. Foram 14 registros de flagrante de acidente de trânsito, 10 acionamentos feitos pela população por meio do botão fixado no poste de sustentação das câmeras solicitando serviço policial, e três pedidos de ajuda do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Mais
118 é a quantidade de dias de utilização do sistema de videomonitoramento;
95% das avenidas de São Luís têm câmeras;
7 bairros de São Luís (Cidade Operária, Cidade Olímpica, São Raimundo, Anjo da Guarda, Liberdade, Coroadinho e Barreto) receberão câmeras do sistema, até o início do segundo semestre;
92 pessoas foram conduzidas às delegacias, em flagrantes detectados pelas câmeras de videomonitoramento, até a primeira quinzena de dezembro de 2012;
87% das pessoas que participaram da pesquisa, no site oficial do Governo do Estado, aprovam o sistema de videomonitoramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário